"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Incendiada sede da Renamo numa localidade e membros detidos noutros locais


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Na província de Manica
A sede do partido Renamo na localidade de Machiri, posto administrativo de Dombe, distrito de Sussundega, foi incendiada por desconhecidos, na passada quinta-feira. A Renamo diz que foram membros da Frelimo.
A acção já teve a condenação da Renamo e vem lançar uma nuvem sombria sobre os esforços da manutenção da trégua e do clima de paz.
Sofrimento Matequenha, delegado da Renamo em Manica e deputado da Assembleia da República, disse que a acção deita por terra o esforço da Renamo de coordenar com as Forças de Defesa e Segurança uma convivência pacífica entre a Frelimo e a própria Renamo. “São estes grupos que mancham a nossa coordenação.
Eles já receberam ordens para estarmos em trégua e paz, mas não querem obedecer às ordens do seu comandante”, disse Sofrimento Matequenha e denunciou a detenção de membros do seu partido na localidade de Nhamapassa, posto administrativo de Honde, distrito do Báruè, e no Púnguè-Sul no distrito de Vandúzi, província de Manica.
“No dia 15 de Fevereiro, no povoado de Nhampassa, no Báruè, a Polícia Comunitária prendeu três membros da Renamo e conduziu-os à esquadra. O comandante recebeu-os e mandou encarcerá-los nas celas. Foram soltos no dia seguinte [16 de Fevereiro], depois de eu ligar ao comandante provincial da Polícia”, disse Sofrimento Matequenha ao “Canalmoz”. Acrescentou que, ao nível das bases, na província de Manica, é que está a ser manchado o esforço e o trabalho de coordenação realizado entre o comandante provincial da Polícia e o delegado político da Renamo.
“Báruè não pode ser uma ilha diferente de outros distritos na província de Manica. No dia 16 de Fevereiro, também prenderam um membro no, Báruè que saiu no dia 17 de Fevereiro”, disse Sofrimento Matequenha.
A versão da Polícia
O Comandante da Polícia na província de Manica, Armando Mude diz que tem estado a cooperar com delegado político da Renamo, para evitar confrontos entre a Polícia e os guerrilheiros da Renamo nas zonas de Chito e Mavodze, no distrito de Manica, e em Sabenta, no distrito de Tambara.
“Devo agradecer a cooperação e coordenação que temos vindo a ter com o delegado da Renamo da província de Manica. Quando há uma situação que a Polícia vê que deve haver intervenção do delegado da Renamo, informamos, e ele liga para lá. Nalgumas zonas, têm circulado homens armados da Renamo.
Nós, em vez de ir de forma violenta e coerciva, ligamos para o delegado, ele intervém, e os homens voltam às suas posições”, disse Armando Mude, que se absteve de falar sobre o incêndio da sede da Renamo e sobre a detenção dos membros da Renamo e preferiu falar da trégua, afirmando que a trégua é uma realidade e que houve uma altura em que não era fácil deslocar-se às zonas do interior, devido às emboscadas da Renamo.(Cláudio Saúte, em Chimoio)
CANALMOZ – 20.02.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário