"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 26 de fevereiro de 2017

O recrudescimento da onda de Xenofobia na África do Sul e a indiferença da maioria dos sul-africanos perante a esta tenobrosidade faz-me pensar que (i) ou os sul-africanos não conhecem a sua história ou (i) são ingratos.



Nenhum povo com valores e princípios seria capaz de alimentar tamanha barbaridade. 
No passado a quando do M'fecane o nosso país e outros países vizinhos, acolheram vários bandos de sul-africanos desesperados que acorriam em massa a procura de refúgio. Basta olharmos na fundação do Estado de Gaza para assumirmos que a nossa história está homogeneamente ligada à história da África do Sul; No período colonial, vários foram os nossos compatriotas que de forma voluntário ou coersiva seguiram ao Traansval e em consequência disso o boom que se verificou no crescimento de infra-estruturas sócioeconómicas do vizinho ingrato. Por outro lado, o nosso país mostrou-se incondicionalmente aberto para ajudar a RSA no contexto do Apartheid valendo-nos por vezes sacrifícios humanos e diplomáticos com os permanentes ataques do regime segregacionista sul-africano. Acolhemos na condição de refugiados os lideres da contestação desse regime incluindo o actual chefe de Estado, Jacob Zuma. Digo com todas as letras que o punho de Moçambique foi indispensável no derrube do Apartheid.
Cá entre nós, o norte de Moçambique destaca-se como a parte do país com indices de pobreza bastante elevados mas por ironia do destino cá se localiza o único centro de refugiados no país que acolhe gente de vários país africanos e diga-se de passagem que maior parte dos endinheirados que temos por exemplo em Nampula, os que mexem com a economia, os privilegiados, são tais estrangeiros mas nem por isso o nosso humilde povo se revolta. Será que a pobreza seria um argumento aceitável para as humilhações que os estrangeiros são sujeitados pelo país vizinho?
E por quê o silêncio e a indiferença da maioria dos sul-africanos perante tamanha crueldade?
Gosto

Sem comentários:

Enviar um comentário