"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

NYUSI CONVIDA ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS AO DIÁLOGO POLÍTICO


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou hoje ter endereçado convites às entidades internacionais para acompanharem o reinício do diálogo político entre o Governo e a Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique.
Falando em Maputo, durante a cerimónia do seu aniversário natalício, Nyusi explicou ter mantido contactos com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, tendo ambos chegado a um entendimento sobre a indicação de “assessores internacionais” para as partes.
Hoje, dia 9 de Fevereiro, enderecei convite àqueles que vão assessorar ou que vão assistir o processo (do diálogo), disse o Presidente, que hoje completa 58 anos.
Explicou que o líder da Renamo indicou os assessores que são da sua confiança e que foram aceites pelo governo. Por isso, disse o estadista moçambicano, emiti as cartas, como Chefe de Estado, para os convidar.
Frisou que os especialistas e personalidades internacionais não vão mediar o diálogo político mas sim contribuir no processo de descentralização do país.
Eles não são mediação, mas sim especialistas. Quando se discute a descentralização existe aquilo que é o padrão universal num país com democracia. O mesmo sucede quando se fala de assuntos militares, afirmou o estadista moçambicano.

Destacou que são peritos e apartidários. Até nem sequer conhecem bem a história (de Moçambique). Apenas conhecem bem os processos que vão monitorar, vincou.
Na segunda-feira, após os consensos alcançados com Dhlakama, o Presidente da República indicou os membros que vão integrar a equipe do governo que vai discutir com a Renamo matérias referentes a descentralização e assuntos militares.
Integram os grupos de trabalho especializados do governo sobre descentralização, Albano Macie e Eduardo Alexandre Chiziane.
Para tratar dos assuntos militares, o estadista moçambicano decidiu indicar Armando Alexandre Panguene e Ismael Mussa Mangueira.
A Renamo, por seu turno, designou e enviou ao Presidente da República os nomes de Saimone Muhambi Macuiana e Maria Joaquina para tratar da descentralização.
André Joaquim Magibire e Leovilgildo Buanancasso são os membros da Renamo que vão tratar dos assuntos militares.
Refira-se que na sexta-feira última, Dia dos Heróis Moçambicanos, Nyusi anunciou o fim da fase do diálogo político envolvendo os mediadores internacionais, apelando-os a manifestarem disponibilidade caso voltem a ser solicitados no processo de busca da paz efectiva em Moçambique.
Revelou ainda que o diálogo político entre o Governo e a Renamo vai reiniciar brevemente, devendo ser discutidos assuntos militares e a descentralização do país.
AC/SG
AIM – 09.02.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário