"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 18 de fevereiro de 2017

Militares extorquem automobilistas no centro de Moçambique


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
EM TEMPO DE TRÉGUA…
Automobilistas de longo curso nas estradas outrora sujeitas a escoltas obrigatórias do exército de Moçambique nas províncias de Manica e Sofala queixam-se de frequentes extorsões por militares estatais, com uma tendência crescente desde o início da trégua.
Em várias posições ocupadas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) nos troços Save-Muxúnguè e Nhamapadza-Caia, em Sofala, e Vanduzi-Changara, em Manica, automobilistas denunciam cobranças ilícitas de dinheiro por parte de militares do exército, supostamente para ajudar na compra de água, cigarro e ou bebidas alcoólicas.
Na semana passada, um militar armado, supostamente embriagado, morreu atropelado quando tentava à meia-noite parar um camião de carga na nacional número um (N1), no distrito de Machanga, uma zona onde ocorriam com frequência os ataques armados atribuídos à Renamo.
Em declarações, vários automobilistas admitem ter sido parados por militares armados que pediram dinheiro e relatam ter sido ameaçados quando resistiram às cobranças, que consideram injustas e ilícitas.
“Isso é um sinal de perigo para nós, para quem vem te pedir água e está num estado de embriagues com uma arma”, frisou um automobilista, corroborado por outro que afirma que “a extorsão na via pública continua, sendo que mandam-nos parar e pedem água, cigarro, dinheiro e crédito (recargas de telemóveis), e isso se repete em várias posições num troço”.
A porta-voz do comando da Polícia de Sofala, Sididi Paulo, não confirmou a prática de extorsão nas estradas, mas admitiu o atropelo mortal de um militar na N1, quando tentava parar um camião de carga a meia noite.
“Confirmamos sim o atropelamento que aconteceu no distrito de Machanga, mas o motorista o socorreu mas chegou sem vida ao hospital”, aclarou Sididi Paulo.
Os automobilistas querem disciplina nos militares e pedem a sua retirada nas estradas visto que o país observa o quarto período da trégua de 60 dias, declarado pelo líder da
Renamo, Afonso Dhlakama, dando fim às hostilidades militares na região centro de Moçambique.
Dn – 17.02.2017

Sem comentários:

Enviar um comentário