"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 12 de junho de 2016

"Mantém-te, portanto, alerta, cruza informações de órgãos de diferentes tendências e usa a tua cabecinha para pesar o que parece verdadeiro e o que parece falso"


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
MARCO DO CORREIO por Machado da Graça
Olá Teresa
Como vai isso, minha amiga? Do meu lado tudo bem, felizmente.
Mas cada vez mais preocupado com aquilo a que, eufemisticamente, o Governo chama de situação político-militar, e a que eu chamo guerra.
Disse alguém, já há muito tempo, que, quando se começa uma guerra, a primeira vítima é a Verdade.
E esta nossa não é diferente.
Em paralelo com as notícias sobre um novo esforço para o diálogo, as duas partes começaram a acusar-se, mutuamente, de terem incentivado muito as acções militares no terreno. Nyusi falando de um aumento de ataques nas principais estradas e Dhlakama afirmando que as Forças de Defesa e Segurança estão a atacar o local onde reside para o abater fisicamente. Só que todas estas afirmações são feitas, dos dois lados, por porta-vozes que não merecem o mínimo de credibilidade.
A RENAMO vai mais longe e afirma que capturou quatro militares chineses nos combates pela ocupação da Gorongosa. E que há soldados zimbabweanos a lutar ao lado das FDS. Só que não apresenta provas do que afirma. E hoje fotografar e disseminar as fotografias dos tais chineses (ou coreanos, ou vietnamitas...) é a coisa mais fácil do mundo.
O mesmo se passa com a questão das valas comuns e dos corpos espalhados pelo mato. As gentes da cidade esgrimem argumentos, para um lado e para o outro, mas, enquanto o Governo e a Renamo não permitirem a uma comissão independente percorrer em liberdade as zonas em que se diz que as valas existem, nada se ficará a conhecer ao certo.
Sei que é difícil fazer informação objectiva no meio de uma guerra civil, mas isso não quer dizer que o pacato cidadão deve engolir, de qualquer maneira, todas as aldrabices produzidas pelos órgãos de propaganda de um lado e do outro.
Mantém-te, portanto, alerta, cruza informações de órgãos de diferentes tendências e usa a tua cabecinha para pesar o que parece verdadeiro e o que parece falso.
Não vais ficar totalmente esclarecida sobre o que se está a passar realmente mas, pelo menos, estarás melhor que todos esses que engolem a primeira coisa que lhes colocam à frente da boca.
Um beijo para ti do
Machado da Graça
CORREIO DA MANHÃ – 08.06.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário