"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 19 de junho de 2016

ANÁLISE DE FRANCISCO SOBRE O BOMBARDEAMENTO DA SERRA DE GORONGOSA



"Esta é mais uma provocação da Frelimo e se calhar são os últimos cartuchos que dispararam e isto mostra claramente que o Nyusi não tem carácter" -- citação do comunicado do Cambuma acima colocado.
A citação do comunicado do Cambuma que fiz acima é um verdito doloroso mais contra o Dhlakama do que contra o Nyusi. Pessoas, certas, e com muita razão podem me acusar de faltar respeito e insultar o Dhlakama como o meu colega Mozambicano já me fez e com toda a razão que ele me fez e faz, mas eu também tenho as minhas razoes corretíssimas quanto ao Dhlakama embora o meu meio de falta de respeito pelo caudilho seja indesejável.
Ora vejamos porque, apesar do meu meio incorreto de falar do Dhlakama, estou corretíssimo e a minha visão é certa. Não vou falar da minha visão como sendo infalível visto que ninguém falha incluindo os próprios deuses dos hindus e o tal Deus das religiões ditas monoteístas. Dhlakama tem abertura mais do que pronta para o tal seu irmão Nyusi e aberturas zero para os seus próprios Generais, comandantes, militares da Renamo, militantes da Renamo e para o povo moçambicano que fala através das vozes de alguns dos seus filhos e das suas filhas.
Eu já disse aqui que Nyusi não esta interessado na paz que Dhlakama procura forçar que o Nyusi aceite e que ele Dhlakama como no passado fez a Frelimo, entregando a esta todos os ganhos dos combatentes da Renamo que tinham atingido durante 16 anos numa bandeja de pau preto.
Sem demais demoras depois do assalto e conquista do Nyusi a presidência de Moçambique, coisa que eu ja tinha predito que aconteceria antes das ditas eleiçoes de 2014, analisei o caracter do Nyui como sendo altamente perigoso, coisa esta que o pobre do Dhlakama na sua cegueria analitica nao conseguiu e nao consfue ver. Este Nyusi nem uma vez se quer exprimiu magoa a Dhlakama por aquilo que lhe aconteceu durante as duas emboscadas em Manica e na Beira, o que claramente indica que todos aqueles ataques aconteceram com o planeamento e bençao do Nyusi. E que ele Nuisi foi o instigador.
Estamos perante um Nyusi que como chefe de estado nenhuma vez exprimiu preocupaçao com a onda de refugiados que afluiram para o Malawi e foi ele que fez tudo por tudo para negar que havia refugiados, dizendo que se tratava de pessoas fronteiriças que atravessam a fronteira a procura de comida e doutros recursos perante a situaçao de seca, seca esta que assolava o Malawi e Moçambique, embora estivesse a chover muito naquela zona entre o Malawi e Moçambique onde a cena dos refugiados se desenrolava.
Estamos perante um Nyusi que até hoje nunca jamais disse e se lamentou que haja esquadroes da morte e que o seu governo faria tudo por tudo para combatê-los. É a Renamo que procura combater tais grupos de criminosos do Nyusi visto que os Generais da Renamo decidiram fazê-lo. E Dhlakama continua com a sua confiança inabalável no Nyusi a ponto de fazer conversas telefónicas com ele sem se desconfiar que o Nyusi tentava localizar o seu sitio preciso para seja o atacar para captura-lo ou seja para liquida-lo. É o próprio Dhlakama que faz coisas para a sua própria destruição.
Excursado maningi se concluo que este homem Dhlakama é um imbecil que se coloca em perigo e que periga todos aqueles em sua ronda e o povo também. Será que os Generais da Renamo não vem o perigo em que o seu líder os coloca e coloca a Renamo?
Cambuma diz que Nyusi nao é e não esta sério. Muitíssimo respeito pelo mano Cambuma que devia passar tal sua mensagem aos Generais e ao líder da Renamo.
Dhlakama diz que "as armas não resolvem nada." Talvez que ele seja correcto duma certa maneira, mas esta mais do que errado globalmente. Os países da coligação anti-nazi compreenderam depois da Segunda Guerra mundial que deviam ajudar a Alemanha a reconstruir-se do que lhe sobrecarregar com medidas punitivas como foi o caso depois da Primeira Guerra mundial, coisa que Hitler e os seus nazis se aproveitaram para galvanizar a nação Alemanha para uma nova guerra.
O General Yakubu Gowon no Nigéria declarou depois da derrota da secessão do Biafra que nesta guerra não há vencedores nem vencidos e disse a todos os nigerianos para se esquecerem do que aconteceu e que não devia havia vinganças. Nenhum líder secessionista foi posto na prisão e julgado. O líder secessionista, o tal malogrado tente Chukumeka Odumwegu Ojukwu, que fugira para o Costa do Marfim quando a sua secessão se via esmagada, veio a regressar para a Nigéria e veio depois a concorrer para a presidência sem sucesso e veio mas uma vez a ser governador daquela região do Oriente que ele tinha liderado como governador antes de liderar a secessão biafrense.
Sim, com certeza e razão, senhor Dhlakama, as armas não resolvem nada dependendo do comportamento dos homens. As armas do Samora Machel não resolveram nada visto e lhe causaram uma guerra sangrenta visto que ele logo depois da independência em vez de dizer aos moçambique que olhem: tivemos nossas diferenças e desafios no passado, uns causados entre nos e outros pelo inimigo que combatíamos. Sei que é duro nos perdoarmos, mas vamos nos perdoar uns aos outros e se concedesse a liberdade ao povo, asseguro que hoje Moçambique seria um pais em paz e com muito progresso. Mas o insano e vingativo Pol Pot de Moçambique serviu-se das armas para se impor e nos esmagar. E no fim e ao cabo, ele veio a pagar com a sua própria vida como um rato esmagado por um relâmpago.
Aquilo que aconteceu a Machel, aconteceu para o melhor no melhor de todos os mundos possíveis. Nada a lamentar sobre a morte dele.

 

1 comentário: