"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 20 de junho de 2016

A PAZ DO GOVERNO DO NYUSI E DOS SEUS CAMARADAS RADICAIS

No passado não muito distante alguém escreveu um artigo com o título "a paz do Nyusi" para referir os blindados que saíam do porto de Maputo em direcção ao centro do país. Se se lembram estes blindados foram tiraram do porto por volta das 19:30 para que menos pessoas pudessem ver. Mas os celulares facilitaram a chegada das imagens a todos. Agora escrever este artigo com quase plagiando este título movido pelos mesmos atitudes que este senhor Nyusi tem. Fala de paz, afirma se comprometer no dialogo para trazer a paz de volta aos moçambicanos, no entanto a desordem que as FDS e a PRM dizem ou mostram outra coisa diferente.

Nyusi não é sério e não está interessado em paz. Não parece nem merece ser chamado de presidente de Moçambique, pois é igual ao seu antecessor (Guebas) que nunca se interessou na causa do povo embora chamasse este de povo maravilhoso. Quem pensa que o tal diálogo retomado é para trazer a paz, se engana. Nyusi e seu comparsas não estão para isso. Ora vejamos:

Numa altura em que as duas partes estão empenhadas na negociação e até chegarem ao acordo aos pontos de agenda e que até p próprio Nyusi anunciou publicamente os tais pontos de agenda da negociação, ele envia as FDS fortemente equipados até com B11 para bombardear fortemente a serra de Gorongosa onde se encontra o seu adversário. Não resta nenhuma dúvida de que o objectivo deste bombardeamento é de matar o Dhlakama e a população que lá vive.

Na manha desta segunda feira dia 20 de Junho mandou os seus homens a queimar a sede da Delegação da Renamo em Chimoio. Afinal o que é que o Nyusi quer de verdade se pode nos dizer? Se a memória não me engana um dos dois pontos do governo é o desarmamento da Renamo. Eu pergunto: Como pensa que a Renamo pode aceitar entregar as armas enquanto ele continua atacar, a bombardear, a matar inocentes, a queimar as suas delegações?

Se Nyusi e  sua ala radical quer o desarmamento da Renamo, comece por retirar os seus militares nas zonas onde se encontram os da Renamo. Eles estão no mato e não incomodam a ninguém, têm boa convivência com o povo. Mas a Frelimo mandou la seus homens para lhes provocar, matar o povo e saquear os bens da população, violar as mulheres e semear terror e depois negar como sempre fez. Sentido de vergonha não existe nestes senhores e desmentem tudo mesmo aquilo que uma criança do colo sabe e pode testemunhar.

Como podem cessar as hostilidades? Aliás, quem deve cessar, a Frelimo ou a Renamo?
O certo que a Frelimo tem medo da Renamo, por isso, quer e exige o seu desarmamento. Mas o povo sabe que a Frelimo precisa de desarmar-se primeiro e depois pedir o desarmamento da Renamo. A Frelimo usa FDS e PRM para fazer desmantos, matar, intimidar o povo, até lhes roubar. A Renamo lhe trava um pouco. Imaginam o que povo ser se não existir uma Renamo armada? A Renamo armada é necessária em Moçambique enquanto a Frelimo não mudar a cabeça e continuar com as suas acções irracionais e desumanizantes.

Se Nyusi fosse presidente da República de Moçambique e estivesse interessado com a paz, teria mandado parar com os desmantos que ocorrem cada dia. São bombardeamentos, queima de delegações da Renamo, baleiamento mortal de jovem por simples prazer da PRM que tem o dever de defender o povo.
Eu vejo que a aceitação dos acordos visa tirar o Dhlakama do mato e assim lhe capturar e sucessivo assassinato. Vocês esperem e depois critiquem a minha pobre análise. Neste caso, depois da negociação das partes, eu sugiro que a assinatura ou encontro entre Nyusi e Dhlakama, seja feito fora de Maputo e da Beira. Seja na Vila de Gorongosa na presença dos seguranças da Frelimo e da Renamo de par a par e em caso de medo da parte de Nyusi que seja fora do país. E depois da assinatura e implementado o acordo, pode se desarmar as duas partes.

Mais uma vez, deixo um alerta, matar Dhlakama constitui um grande erro que em pouco tempo a Frelimo vai se arrepender e aquilo que não queremos vai acontecer. Haverão dois Moçambiques. Cuidado!

1 comentário:

  1. Kkkkkkkkk! Eu acho que a FRELIMO perdeu juízo, o nyunsi vê esclarecer perante ao povo públicar a diser queremos a paz. Eu sei que os meninos que estão a morrer e massa e Gorongosa, não é família e ele está gistar

    ResponderEliminar