"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 20 de junho de 2016

Afinal Filipe Nyusi também faz presidência aberta de helicóptero


Escrito por Adérito Caldeira  em 20 Junho 2016
Em Junho do ano passado o Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou o abandono do uso de helicópteros nas suas viagens presidenciais pelo País para poder ter “a sensibilidade do Moçambique real”, viajando de carro, e também para poupar o dinheiro do erário. Acontece que na passada sexta-feira(17) o Presidente foi “trabalhar” à Ressano Garcia de helicóptero.
Este posto administrativo do distrito da Moamba, na província de Maputo, dista cerca de 83 quilómetros do centro da capital moçambicana e é acessível por uma das melhores auto-estradas existentes no País e também por via férrea.
Contudo o Presidente Filipe Nyusi que em 2015 afirmou ter optado por via de carro, em Cabo Delgado, pois “precisava de viver e conhecer a estrada, procurar saber como combater a pobreza porque o facto de ver só a população com casas cobertas de chapas de zinco é o primeiro sinal e depois quis até saber se o chão é feito de betão ou não”, deslocou-se à Ressano Garcia de helicóptero, na verdade foram três os helicópteros que transportaram o Chefe de Estado assim como parte da sua comitiva.

O @Verdade, que não é convidado para cobrir as deslocações presidenciais, não conseguiu apurar os motivos que levaram o Presidente Nyusi a efectuar esta viagem de helicóptero e nem sabe se foi a primeira vez que o fez, desde que em Junho passado divulgou que iria deixar de usa-los, assim como aviões particulares, dentro das medidas de austeridade assumidas pelo seu Governo e numa clara tentativa de romper com o modelo de presidências abertas de Armando Guebuza.
Não se sabe quanto custou ao erário esta deslocação presidencial, afinal não houve concurso público, porém sabe-se que o seu antecessor gastava cerca 2,4 milhões de dólares norte-americanos por ano só nas viagens de helicóptero.

Sem comentários:

Enviar um comentário