"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 24 de julho de 2014



em Julho 24, 2014


O avião da Air Algérie com 116 pessoas a bordo, que desapareceu dos radares quando sobrevoava o Norte do Mali, despenhou-se. “Confirmo que caiu”, disse uma fonte oficial argelina às agências noticiosas internacionais.
A fonte não quis, porém, dar mais pormenores sobre o desastre, o segundo da aviação civil em 24 horas – na quarta-feira um aparelho despenhou-se devido ao mau tempo em Taiwan, matando 48 pessoas”. O voo AH 5017 fazia a ligação entre Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, e Argel, a capital argelina. Os serviços de navegação aérea perderam o contacto [com o avião] aos 50 minutos de voo”, anunciou, de manhã, a companhia. O aparelho partira à 1h17 (02h17 em Moçambique) e não chegou a Argel à hora prevista, 5h10 (6h10 da manhã).

A empresa privada de aviação espanhola Swiftair confirmou que se tratava de um dos seus aviões fretado pela Air Algérie, e que era um MD83. Os 110 passageiros têm várias nacionalidades, disse a Swiftair especificando que os dois pilotos e os quatro tripulantes de cabine são espanhóis. O ministro francês dos Transportes, Frederic Cuvillier, também já disse que é provável estarem muitos franceses a bordo – cerca de 50, segundo um responsável da companhia de aviação argelina no Burkina Faso.

Uma fonte da empresa argelina explicou à AFP, sob anonimato, que o avião se aproximava já de território da Argélia quando, devido à fraca visibilidade, a torre de controlo pediu ao comandante para fazer um desvio de rota para evitar riscos de colisão com outro avião. “O avião não estava longe da fronteira argelina quando foi pedido à tripulação que se desviasse devido à má visibilidade e para evitar o risco de colisão com outro avião que fazia a ligação Argel-Bamako, o sinal perdeu-se na mudança de rota”.  Disse a fonte da AFP.

O aparelho sobrevoava a região de Gao quando desapareceu. As autoridades da aviação do Burkina Faso explicaram que já tinham passado o voo à torre de controlo de Niamey, no Níger. Uma fonte diplomática em Bamako, a capital do Mali, disse à Reuters que o Norte do país esteve, nas horas em que o avião sobrevoou a zona, debaixo de uma “poderosa” tempestade de areia.

Em Ouagadougou foi criada uma unidade de crise, para prestar informações e apoio aos familiares dos passageiros. Issa Saly Maiga,que chefia a aviação civil do Mali, disse que já estão em curso mecanismos de busca ao avião, mas acautelou: “Não sabemos se está em território do Mali. As autoridades da aviação estão mobilizadas em todos os países relacionados [com este desaparecimento], Burkina Faso, Mali, Níger, Argélia e mesmo Espanha.”

A França tinha anunciado que enviara dois caças Mirage 2000 que integram o contigente que tem na África Ocidental em busca do avião da Air Algérie.

Sem comentários:

Enviar um comentário