"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 2 de julho de 2014


A FDM e PRM não podem ser Partidarizadas

Por causa da paridade eleitoral voltamos a guerra,  embora o governo sem vergonha ainda continua a dizer que não estamos em guerra. Não a paridade porque é inconstitucional, até que um dia abriram a mão para ceder. Hoje é a paridade na FDM e PRM, também é inconstitucional ou porque estes dois órgãos não podem ser constituídas sob base partidária. O que é melhor para Moçambique, a guerra com a restrita observância da lei ou rever a lei e vivermos em paz?

Senhores da elite da Frelimo, quem faz a lei são os homens e quem revoga essa lei é o próprio homem para acomodar aquilo que constitui o bem maior do povo. O país está desordenado e se os camadas são de verdade democráticos, favor de ordenar a sociedade moçambicana; favoreçam o publico o reconhecimento dos princípios da justiça; reconheçam antes de tudo que uma sociedade democrática é uma sociedade plural e caracteriza-se pelo pluralismo politico.

Voltamos ao questionamento que fazíamos a quanto da paridade eleitoral e fazemos agora sobre a FDM e PRM. Pergunto eu para todos os verdadeiros moçambicanos que conhecem o Moçambique real. A actuação da nossa Polícia e das FDM não é claramente partidária? Não estão eles ao serviço do partido no poder? Não servem a elite dos camaradas? Defendem eles os interesses do povo? E isso, como é que vocês chamam? Não seria uma Polícia e uma FDM constituída na base partidária?

O que é que os camaradas querem de verdade e qual é o medo que têm de formar um exercito e uma força militar que esteja ao serviço do Estado/povo e não a favor da Frelimo? Ou esperam que aconteça algo mais pesada para aceitarem a tal paridade da FDM e PRM como aconteceu a quanto da paridade eleitoral, que não dizem como é que de um dia para outro aceitaram na mesa das negociações e logo o parlamento aprovou quando insistiam ser inconstitucional? O povo não cego e todos são filhos deste país a pesar de desordenada esteja.

Se calhar o sr. Dhlakama tem razão de exigir o presidente da República a declarar publicamente que se as eleições forem ganhas pela oposição os camaradas não vão fazer golpe de Estado, porque sempre usou os meios públicos para defenderem interesses do partido e não do próprio Estado. Não será este o fundamento, porque não quer a paridade nas FDM e PRM?

Anos atrás eu escrevia sobre a necessidade do parlamento exigir o governo a apresentar o que é propriedade o estado e o que pertence a partido dos camaradas, para evitar isso que o sr. Dhlakama teme em caso da Frelimo perder as eleições. Se já conseguiram matar inocentes nas municipais e deixaram os cofres dos municípios vazios e até reclamaram e levaram edifícios do município,… o que será se perder as gerais. O Estado ficará sem nada. Sejamos honestos, sinceros patrióticos. Vamos construir um país bem ordenado para gozarmos a paz e a justiça e onde o pluralismo cultural e politico é respeitado.

Sem comentários:

Enviar um comentário