"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 8 de maio de 2018

DLHAKAMA FORA DA CRIPTA DOS HERÓIS MOÇAMBICANOS NÃO DIMINUI À SUA VASTA DIMENSÃO HONORÍFICA

terça-feira, 8 de maio de 2018


Ouvir com webReader

DLHAKAMA FORA DA CRIPTA DOS HERÓIS MOÇAMBICANOS NÃO DIMINUI À SUA VASTA DIMENSÃO HONORÍFICA


Mesmo morto, Dlhakama vai impor uma nova ordem Honorífica para a definição das datas históricas a serem comemoradas nas futuras datas históricas da Nação Moçambicana!

Não entrou na Cripta, mas acabou dignificando o Cemitério da Família Dlhakama em Mangualde, à partir do dia 10 de Maio, vai passar para o estatuto natural de CEMITÉRIO PÚBLICO dos heróis da História da Democracia em Moçambique! 

Mangunde vai, pela força da sua história, nascer uma nova Cidade fertilizada com o CORPO DE AFONSO DLHAKAMA, como referência obrigatória para às futuras gerações!
Mangunde, vai nascer uma nova Cidade , futura Capital da história da Democracia, onde será transladado os restos mortais de outras figuras históricas sonegadas para o anonimato, tais como :
1 - Samuel Rodrigues Dlhakama, membro fundador da Frente de Libertação de Moçambique, cujo exequias fúnebres não mereceram qualquer destaque de acordo com a sua dimensão histórica! 
2 - Sebastião Guilherme Salomão Sibindy, primeira vítima mortal, assassinada algemado pelo sistema sem julgamento no Tribunal, logo após a Independência, no dia 16 de Agosto de 1976, nos viveiros da então Câmara Municipal de Lourenço Marques - localizadas na área do Khaya Kwanga! Sebastião foi acusado de ser um indivíduo bastante perigoso para o sistema que exalava um poder de confrontação de ideias e palavras desafiando qualquer indivíduo ou sistema, tal e qual lutava com o sistema colonial, sem oposição! Cadeia para Sibindy não era a melhor medida para conter o seu poder de contaminação psicológica e a melhor solução foi orientar Zeca Russo para assassinar Sebastião, cujo funeral foi numa vala comum sem o direito da Família, pelo menos avistar o corpo!
3 - Jossias Rensamo Dlhakama, desapareceu sem julgamento nas cadeias do Regime para nunca mais... 
Jossias foi acusado como um infiltrado da CIA que organizava acidentes entre carros militares e civis a fim de semear um descontentamento popular para o povo revoltar contra o seu governo!
4 - Francisca Maunja Dlhakama, veterana da Luta de Libertação Nacional, destacada enfermeira que socorria combatentes feridos na Frente de Combate durante a guerra, destacada membro fundadora do Destacamento Femenino que lado ao lado lutou com armas em punho contra a tropa colonial, assim também como lutou pela emancipação da Mulher moçambicana!
Todas essas figuras históricas, um dia poderão fazer companhia ao túmulo de Afonso Dlhakama no Cemitério da Família, em Manguande!

Sem comentários:

Enviar um comentário