"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 14 de maio de 2018

Dlhakama Foi Vítima de Uma História Narrada Pelos Pseudos- Historiadores

segunda-feira, 14 de maio de 2018


Ouvir com webReader



Bitone Viage
10/5 às 11:48 ·

Dlhakama Foi Vítima de Uma História Narrada Pelos Pseudos- Historiadores

Dlhakama foi uma lenda, os maiores criminosos foram os que escreveram a nossa história, estes foram os culpados pelo branqueamento dos fatos como forma de salvaguardar os interesses de quem os ordenou a narrarem os fatos a luz dos seus interesses.

Os pseudos- historiadores deturparam a nossa história e com a morte de Dlhakama ficou mais difícil saber quem realmente merece o estatuto de herói.


A heroicidade de Dlhakama foi negada por conta da forma que a nossa história foi narrada e consequentemente a definição da heroicidade foi para acomodar os interesses daqueles que foram exaltados vencedores por uma história mal narrada.

Inconcebível num cenário em que Dlhakama é exaltado por todos até por altas figuras de Estado como um indivíduo que lutou por uma justa causa, mas a história que aprendemos na escola diz que ele foi um bandido armado e um reacionário dos mais perigosos na construção de Estado em Moçambique.

Afinal qual é a verdade? Quem foi realmente Dlhakama? Será que ele é o que ouvimos hoje nos discursos da sua homenagem ou é o que a história dos nossos currículas diz ser?

A pesar de institucionalmente ser possivel encontrar indicadores que elevam Dlhakama a categoria de herói, sabemos que pelo fato de vivermos num Estado onde a inclusão é político-partidaria, há única forma que nos resta de reconhecer a heroicidade deste homem é a simbólica.

Reescrever a nossa história sobre a guerra de 16 anos para alguns e guerra de desestabilização para outros, constitui um imperativo, pois há uma necessidade da uniformização da identidade desta figura, Dlhakama não pode ser bandido e vilão ao mesmo tempo, ou ele é herói ou bandido.

Atenciosamente

Bitone Viage

Sem comentários:

Enviar um comentário