"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 28 de junho de 2017

Sobre o relatório da Kroll (1)





Não se pode dizer que com a publicação, sábado último pela Procuradoria-Geral da República (PGR) do sumário do relatório da Kroll, os dados estão lançados para que os doadores internacionais retomem o financiamento a Moçambique. É mentira!

O que até aqui o Governo fez é cumprir o acordado parcialmente. Houve muita informação sonegada para que os auditores da Kroll não pudessem seguir, com eficácia, o rasto do dinheiro. É de esperar que o FMI e todo o  conjunto de doadores mostrem reservas na retoma do financiamento. O que se espera aqui é que a PGR seja mais acutilante na sua actuação.  Não basta publicar relatórios aos sábados!

Se não se sabe onde é que foi parar o dinheiro, pelo menos conhece-se as pessoas que estão ligadas a este crime.  Por isso, fora de divulgar o relatório ao sábado, a PGR tem que mandar prender preventivamente os senhores Armando Guebuza, Manuel Chang, Gregório Leão, António Rosário e outros.

O que custa à Procuradoria mandar prender estes senhores? É que com estes senhores à solta e sem que se saiba onde é que foi parar tanto dinheiro, é impensável que uma instituição séria como o FMI, pelo menos a breve trecho, retome o financiamento a Moçambique. O que os doadores exigiram ao país ainda não está cabalmente satisfeito. De que houve crime todo mundo sabe e conhece muito bem os criminosos.  Espera-se da PGR que  aja  o mais rápido possível no sentido de responsabilizar  estes criminosos.

O dinheiro, de certeza, não foi jogado fora. Está com os senhores indicados. Então, o que custa a PGR congelar as contas bancárias de todos os actores deste crime? Publicar o sumário do relatório não vai convencer aos donos do dinheiro para abrirem os cordões à bolsa. Precisam de muito mais. De acções precisas.  Tem que haver responsabilização criminal.

A PGR ao mandar prender estes senhores não está a prestar-nos nenhum favor. É sua obrigação. E no ponto em que as coisas estão, não lhe resta outra solução do que mandar prendê-los. E lamento muito que a PGR esteja a atrasar em fazer o seu trabalho. Está à espera de quê?  Os visados já deviam estar a amargar na cadeia.

Se a PGR quer se apartar deste grupo de mafiosos, tem que levá-los à cadeia. Aliás, esta é a nobre ocasião para a Procuradoria mostrar algum trabalho e, quiçá, fazer com que os milhões de moçambicanos que desacreditam na justiça do seu país, acalentem  alguma esperança.


PS: A táctica de subfacturação utilizada para roubar o dinheiro do povo, encerra em sim uma forma intricada de se saber onde foi parar o dinheiro. Por isso que uma das medidas mais acertadas que a PGR devia tomar, é mandar prender António Rosário, o oficial do SISE que depois ficou responsável pelas três empresas visadas na auditoria, e os seus companheiros. E, por outro lado, não nos devemos sentir satisfeitos só pela sua prisão. Esses senhores têm de devolver o dinheiro. Os responsáveis pelo calote têm que devolver o dinheiro, não vai o povo moçambicano arcar com dívidas que os não conhece. Esses senhores refastelam-se de iguarias sem par  todos os dias. Vivem como nababos às custas do povo moçambicano.  A não responsabilização, urgente, destes senhores demonstra o que sempre tenho dito: a justiça em Moçambique só serve para punir os fracos!

Nini Satar

Sem comentários:

Enviar um comentário