"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 16 de junho de 2017

Nem Obama, Nem Trump!: Nyusi Sendo Esquivado?

sexta-feira, 16 de junho de 2017


Ouvir com webReader
Nem Obama, Nem Trump!: Nyusi Sendo Esquivado?
Desde a tomada de posse de Sua. Excia Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi, até então foram duas viagens oficiais feitas para os Estados Unidos da América, mas das duas nenhuma delas foi recebido nem pelo Ex Presidente Obama e nem pelo actual Presidente .
Prezados assessores do Presidente Da República para assuntos externos, precisamos de certa forma repensar as visitas do Presidente para aquele país.
Se realmente for para se encontrar com o empresariado Norte americano de todas as vezes que o Presidente se desloca aos Estados Unidos da América, então que mandatemos o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e a CTA.
Meus caros o Presidente da nossa República é o alto magistrado da nação, dirigente dum país com a terceira maior reserva do gás do mundo e a primeira do continente africano , é inconcebível que por duas vezes não tenha conseguido se encontrar com os seus homólogos, um que até já terminou o seu mandato (Obama).
Se o problema for de conflito de agenda, que de certa forma torna o encontro das partes impossível, então que ajustemos a nossa ao ponto de permitir que o Presidente se encontre com o seu homólogo.
Mas enquanto isso não acontece não há necessidade do Presidente se deslocar aos Estados Unidos da América para discutir viabilidade de investimento Norte americano no país e buscar firmar parcerias por duas vezes sabendo que a CTA pode muito lidar com esta questão.
Aos mais que seja uma visita cuja a pauta é sobre Ajuda Externa, o Ministro Baloi, ou o Presidente da CTA, ou mesmo o Presidente da Câmara de Comércio MOÇAMBIQUE-EUA (caso exista), pode um destes presidir a delegação, mas viajar aos Estados Unidos da América por duas vezes e nem com Ministro de algum pelouro ou mesmo alguém ligado ao governo federal se encontrar isso é doloroso e angustiante.
É preferível que até se ocupe em Presidências abertas, as vezes é lindo ver aquelas mamanas de capulanas a dançarem, do que se preocupar com viagens cuja a recepção se encontra ao encargo dos empresários .
Sua. Excia Presidente, certamente que alguma coisa não está bem, não estou afirmando que devemos adotar uma posição de confrontação, porque nem mesmo poder para o efeito temos, mas acredite que no dia que for à Rússia, Putin fará a questão de recebe- ló pessoalmente, aliás acredito que o mesmo já está a sua espera, mas estou ciente que estamos num momento impróprio para ir à Rússia, por uma razão de ordem estratégica, pois se não tivéssemos contraído aquele empréstimo a esta hora já teríamos efetuado uma visita a aquele país.
Sua .Excia até mesmo quando viajou para à República Popular da China o seu homólogo foi quem o recebeu, caso visite à Índia será a mesma coisa, até o dia que visitará ò Brasil será o seu homólogo a recebe-ló .
Não custa nada, Sua. Excia, se não for para ser recebido por Trump, melhor irmos inaugurar orfanatos, ou mesmo estradas com areia batida se for o caso, e o povo seu patrão estará lá para recebe-ló e cantarmos aquele hit "Eu confio em ti, Nyusi" ou mesmo "Nyusi Comanda".
Até mesmo Portugal que temos uma dívida de esclarecimento sobre o caso do cidadão raptado no nosso território , o dia que for a efetuar uma visita a aquele país pode crer que, quem vai recebe-ló será o próprio Marcelo Rebelo de Sousa.
Ademais Sua. Excia o país esta atravessando uma "profunda crise", se pela terceira vez tiver uma viagem para os EUA e porventura não constar da agenda o encontro com o seu homólogo, melhor não efetuar esta viagem, pois, as suas viagens para o exterior gastam muito dos nossos cofres.
Atenciosamente !

Sem comentários:

Enviar um comentário