"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 10 de junho de 2017

SE A RENAMO BRINCAR, SERÁ DESTRUIDA PELA FRELIMO

sexta-feira, 9 de junho de 2017


Ouvir com webReader

SE A RENAMO BRINCAR, SERÁ DESTRUIDA PELA FRELIMO
O Nyusi já está muito confiante e sabe que já tem grande capacidade para enganar o líder da renamo. O Nyusi realmente deve ter bons curandeiros como "acessores". É incrível como ele consegue convencer ao lider da renamo mesmo com as repetidas aldrabices. O mais extraordinário, foi o facto de o líder da renamo ter aceite ir a Beira depois do fatídico ataque de Zimpinga. Também o Nyusi conseguiu fazer com que os deputados da renamo tomem posse, depois de decretarem o boicote. 
Desta vez o Nyusi também conseguiu convencer o líder da renamo a dar a trégua sem prazos, em troca da retirada das forças armadas da frelimo em toda região da Gorongoza mas até este momento que estamos a editar esta publicação, o Nyusi não retirou nenhum militar sequer, apesar de ter sido instado repetidas vezes pelo líder da renamo ao longo das últimas duas semanas. Aliás, para além de não ter retirado um soldado o Nyusi encheu o distrito da Gorongosa com 150 agentes secretos do sise!
Os tais agentes do sise estão febrilmente empenhados no reconhecimento das prováveis bases da renamo e locais onde existem fontes de água frequentados pelos temíveis rangers com o intuito de posterior envenenamentos. Os agentes do sise recrutam e instrumentalizam alguns cidadãos naturais que circulam pelo interior fazendo se passar por vendedores ambulantes ou compradores de galinhas e cabritos. Claramente estão a recolher informações para possíveis futuras investidas militares.
Também os militares da frelimo que se encontram na Gorongoza fazem patrulhas até muito próximo as bases da renamo, violando assim as condições da trégua. As forças da frelimo também simulam estarem a se retirar mas na verdade apenas mudam se para as outras posições já existentes ou vão se concentrar na vila da Gorongoza. Em condições normais já haveriam escaramuças na Gorongoza mas graças aos esforços do líder da renamo que tem apelado os seus homens a contenção. 
A frelimo não irá retirar as tropas da Gorongoza até canganhiçar todo o processo do recenseamento e montagem do seu sofisticado esquema de fraude e só assim cederá a descentralização porque sabe que irá "limpar" todas provincias. É isto que a renamo deve ter em mente. E tudo indica que o diálogo não está a produzir nada e também dificilmente irá, pior agora que a frelimo já está a governar tranquilamente devido a trégua sem prazos. 
 Na verdade, na cabeça da frelimo a trégua foi em troca do fim dos esquadrões da morte e dar liberdade política a renamo é parece que a renamo ainda não entendeu isso. Agora a renamo vai ter que escolher entre salvar a pele de alguns membros e graúdos até 2018/9 ou aceitar o seu desaparecimento da arena política nacional. A frelimo não colaborou com trégua em porque quer a paz apenas, é para ganhar tempo para apanhar a renamo em contra pé. A renamo não pode esperar nenhum ganho político se continuar apática a repetir estratégia politico-militar usada nos 40 anos da sua existência. 
Já dissemos repetidas vezes aqui que a renamo deve capitalizar a sua hiperiodade militar e deixar de usar a suas força militar para fazer pressão política, até porque agir assim é trair a memória do André Matsangaisse. Enquanto a renamo permitir que as forças cerquem o seu lider na Gorongoza a frelimo jamais irá ceder. Enquanto a renamo não atacar (e assaltar) Maputo, a frelimo jamais irá ceder. Enquanto a renamo opte pelos ataquitos na estrada e assaltos a postinhos administrativos sem nenhuma expressão, a frelimo jamais irá ceder. Como é possível a renamo aceitar a destruição das empresas do seu líder e deixar os milhares de bois do Nyusi a pastar tranquilamente em Tete? Como? E o povo é que paga com sangue o preço desta paciência e tolerância da renamo.
Se os esquadrões da morte tiveram muita liberdade para agir foi por culpa da própria renamo porque depois de muito falar de "governar a força" nos comícios, mudou de ideias de repente, deixando o povo a mercê da frelimo. Os esquadrões da morte não teriam liberdade de acção se a renamo interditasse as principais estradas, sobretudo ocupar a ponte sobre o rio Save e se assaltasse todos os locais onde as matanças dos membros eram críticas como Mussorize e Barué. 
A renamo cometeu um grave erro estratégico - militar em não ter avançado militarmente depois de ter destroçado os poderosos comandos de elite estrangeiros e forças especiais da frelimo em Satungira em Maio/Junho do ano passado. A renamo não pode esperar que a frelimo entregue de bandeja as seis províncias ou aceite a descentralização. 
Se a renamo continuar com a sua paciência impossível irá perder gradualmente o apoio das massas. Hoje até uma criança sabe que com a frelimo, só a bala mesmo porque via diálogo é impossível. Se a renamo continuar a aceitar as brincadeiras da frelimo será esmagada e dispersa e será o fim da democracia em Moçambique. Também correm rumores muito sérios de que existem muitos altos comandantes da renamo que já avisaram ao seu liderque passarao a agir sem pedir autorização qualquer provocação das forças da frelimo. Isto é extremamente perigoso porque o país pode transformar-se em Somalia.
Entretanto, soubemos de fontes seguras ligadas a Renamo que Afonso Dhlakama poderá abolir a trégua no dia 30 deste mês caso o Nyusi não cumpra a sua parte.
Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário