"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 5 de junho de 2017

SOBRE O DESMENTIDO DA PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA

quarta-feira, 31 de maio de 2017


Ouvir com webReader

Olá mana Bia (Beatriz Buchilli), como vão as coisas por ai? Hummm... a mim não me parece estarem boas. 
A senhora anunciou com pompa e circunstância a realização de uma conferência de imprensa (CI) e toda imprensa acorreu em massa para no fim a montanha parir um 'vondo' microscópico.
Desculpe me, mas a senhora devia ter um pingo de vergonha na cara, aquela conferência de imprensa apenas serviu para ilibar o camarada Nyusi no assunto das dívidas. Tentar culpar as redes sociais pelos escândalos e inépcia da PGR é uma desculpa mal ensaiada. 
Aliás, as redes sociais já divulgaram muitas "sujeiras" da PGR, porque a senhora nunca convocou uma CI para desmentir?
E quem pensa que a senhora é para tentar intimidar a sociedade no uso das redes sociais? E o que vai fazer para impedir isso, dona procuradora de um país pobre e desgraçado?
Aquilo que o seu cipaio Orlando Generoso disse naquele CI é um show off ridículo e uma patética tentativa de intimidação. Praticamente ele disse que vai contratar hackers para descobrir quem vazou os documentos na imprensa! Só que isto é tecnicamente impossível mesmo que contrate hackers extraterrestres.
Mesmo na América, Europa, etc, as redes sociais são um forte instrumento democrático e não sera uma cambada de incompetentes e corruptos do terceiro mundo que irá impedir isso. Aliás, as próprias redes sociais, em particular o facebook, tem um instrumento que permite a denuncia de abusos ou ofensas até mesmo nos comentários. 
Agora vamos ao que nos interessa.
A mana Bia, por estar deslumbrada por uma vida de luxo paga pelos impostos dos pobres moçambicanos, pensa que está a lidar com burros mas está muito mal enganada.
O jornal canal de Moçambique publicou um documento onde aparecia assinatura do ex- ministro da defesa, hoje "presidente" da república. Aliás, desde o principio sabe se que o camarada Nyusi está envolvido neste assunto e se a PGR se desdobra em desmentidos é sinal de que não está interessada no esclarecimento deste assunto, apenas quer bajular e defender o regime para assim manterem os vossos cargos (e mordomias). Está mais do que claro que o relatório da Kroll não vai trazer nada.
Ao terminar, permitam me avivar a memória da mana Bia e sobretudo de todos compatriotas:
Se se lembram, o escândalo começou quando foi anunciado o primeiro valor de 300 milhões de dólares na compra dos tais 6 barcos militares e 34 (salvo erro) traineiras de pesca. Os moçambicanos "gritaram" muito na altura porque o governo do Guebuza devia ter priorizado em outras areas como a saúde, agricultura e educação.
Mas pouco depois ouvimos que afinal haviam mais 500 milhões de dólares que não foram revelados, totalizando 850 milhões de dólares e ai houve um grande barulho nacional e internacional.
Mas pouco tempo depois, acabou se descobrindo aquilo que seria uma verdadeira bomba atômica: uma outra dívida oculta no valor de 1.4 biliões de dólares, perfazendo um valor total de 2.2 biliões de dólares!
Caros compatriotas, é isto que a procuradoria ao serviço do regime tenta fazer nos esquecer com as suas várias manobras de diversão. Este é um assunto muito sério e jamais devemos deixar passar. A Renamo tem a grande responsabilidade para resolver este assunto mesmo que seja pela força das armas.
As deliberações parlamentares unilaterais da frelimo não têm nenhum valor porque a frelimo goza de uma maioria fraudulenta porque perdeu as eleições. O parlamento devia estar a funcionar em 'Ad Hoc' porque o diferendo eleitoral ainda não foi ultrapassado.
Aliás, os deputados da Renamo, depois do boicote, tomaram posse porque Dhlakama e Nyusi concordaram que é preciso que a Assembleia da República funcione para aprovar as tais autarquias provinciais só que depois viu se que era mais uma aldrabice da frelimo.
Também vale lembrar que a frelimo chumbou o projeto das autarquias provinciais porque esperava conseguir matar Dhlakama e também porque sabia que já tinha um super plano militar para trucidar as forças da Renamo.
Mas como todos já sabemos, os planos da frelimo foram por água abaixo e por último decidiram matar indiscriminadamenre todos os renamistas civis.
Neste momento a frelimo está a ensaiar e preparar a outra versão da "solução angolana", isto é, vai aceitar a integração dos ex rangers no exército republicano enquanto tem a ilharga centenas de comandos a paisana, ou seja "exército privado secreto".
Assim, logo depois das eleições altamente fraudulentas (a fraude ja esta a ser cozinhada), se a Renamo tentar gritar, entao ai entra em acção o tal exército secreto da frelimo e o desastre sera de grandes proporções para a Renamo.
Isto aconteceu em Angola quando o general Jonas Savimbi rejeitou veementemente os resultados das eleições devido a fraudes macissas e vários comandantes da Unita integrados no recem criado exército unico angolano, foram massacrados e outros capturados. De seguida, criaram logo a famosa Unita Renovada com alguns cobardes da Unita que nao quiseram voltar para as matas, com Jonas Savimbi já no mato junto de poucos fiéis, entre os quais o bravo general Paulo Lukamba "Gato".
Por isso, neste diálogo a Renamo tem que ver bem mesmo. Todos sabemos que a frelimo jamais aceitará a descentralização de forma pacifica.
Julgamos que a Renamo deve exigir a presença de uma força de interposição sob os auspícios da ONU e também tem exigir que seja a ONU e União Europeia a monitorar e supervisionar todo o processo eleitoral. A Renamo deve exigir isso já e agora e só assim evitaria se novo conflito pós-eleitoral em Moçambique.
A Renamo não pode aceitar de novo aquelas palhaçadas do EMOCHIM e bla bla bla. Este assunto é muito serio, até porque as negociações nem deviam ter lugar em Maputo. 
A Renamo não pode tratar as coisas de ânimo leve.
Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário