"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 16 de outubro de 2016

TROPAS DA FRELIMO DERROTADAS EM CHERINGOMA


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
* Forças da Frelimo preparam novas ofensivas contra as bases da RenamoComo prometemos ontem, já temos os detalhes da escaramuça ocorrida ontem 15/10/16 em Inhaminga (distrito de Cheringoma). Na verdade foram dois combates. Foi assim, um grande grupo das forças da Frelimo fortemente armados e fazendo-se transportar em 3 camionetas completamente abarrotadas, fizeram uma incursão para tentar atacar a base das forças da Renamo situada na zona de Nhaululu, algures no interior. Porque as vias de acesso para o local não permitem, os militares da Frelimo deixaram os carros na zona de Sosse ("tsotsi") e caminharam em direcção a base.
Quando já estavam nas proximidades da base, bombardearam cegamente durante alguns minutos e por temer surpresas, decidiram dar meia volta e voltaram às correrias em direcção ao local onde deixaram os carros mas depois de percorrer algumas centenas de metros, foram interceptados por um grupo de rangers e sofreram importantes baixas e fugiram desesperadamente, abandonando os cadáveres e foram reagrupar se na escola primária de Nhaululu. Depois de se reagrupar, iniciaram a longa caminhada para Sosse, carregando os feridos. Mas parece que os rangers estavam com a lição muito bem estudada e tinham montado uma super emboscada a escassos quilómetros de Sosse.

Houve um total massacre e as mais sérias debandadas. Alguns militares foram sobressair lá para Mudoro/Cruzamento de Inhaminga, 50 km. Outros sobressaíram na manhã de hoje domingo na vila de Inhaminga mas estavam desarmados. Um pequeno número é que conseguiu alcançar os carros. Foi este que cometeu actos de rapina contra as populações nas redondezas de Sosse. Os cadáveres, em número considerável, ficaram no terreno e grande quantidade de armas e munições foi capturada pelos temíveis rangers de Afonso Dhlakama, mas como a Frelimo nunca aprende a lição, ainda hoje 16/10/16, outros militares seus tinham agendado atacar as bases da Renamo em Dimba e Pombo Verde mas ainda não temos informações.
MAIS OFENSIVAS DA FRELIMO PARA DAR UM SUSTINHO À RENAMO NO DIÁLOGO
O Estado Maior General das forças da Frelimo decidiu efectuar uma série de ofensivas contra as bases das forças da Renamo com objectivo de dar um 'forcing' as negociações em curso em Maputo. Nos últimos dias há grupinhos das forças da Frelimo nas regiões centro e norte do país que tentam aproximar - se às bases das perdizes com o objectivo de atacá-las só que tudo tem redundado em total fracasso porque as forças da Renamo tem um serviço de informação e inteligência muito eficiente, o que os permite esboçar diferentes tácticas de contra ataque. Neste contexto, as forças da Renamo decidem se podem travar um combate defensivo na sua base ou retiram-se para depois encurralar o inimigo.
As forças da Frelimo estão a sofrer tremendas baixas através destas tácticas das perdizes. Quando avançam para as bases da Renamo muitas vezes encontram nas vazias e depois de queimar as barracas, levam porrada já no regresso ou são interceptados antes de alcançarem a base. As forças da Renamo ainda não receberam ordens para iniciar contra ofensivas para responder a estas provocações da Frelimo e basta a Renamo iniciar com a retaliação, os frelimistas vão começar a chorar na rádio Moçambique acusando a Renamo de ser belicista, como aconteceu ao longo da semana passada em Murrotone, onde até tiveram que mentir para escamotear o desastre. A catástrofe de Tambara e a derrota de Chibaene não foram noticiados pela imprensa - propaganda da Frelimo. Pudera, mais de 100 mortos em menos de 24 horas, é realmente algo para emudecer qualquer papagaio.
Agora fala - se que há um grupo das forças da Frelimo que vai atacar a terrível base da Renamo em Mangomonhe, situada algures em Muxungue, Chibavava e outros grupos partirão de Chimoio para ir tentar atacar a base de Chiwala, algures em Catandica e a base da Renamo em Mavonde no distrito de Manica. Também há informações de que as forças da Frelimo estão a se concentrar na vila-sede da Gorongosa para tentar atacar as bases da Renamo ao redor da serra. Mas de fontes da Renamo soubemos que as perdizes já têm conhecimento destes planos das forças da Frelimo e juram que vão esmagar completamente as "meninas" da Frelimo. As perdizes de Mangomonhe não admitem abusos e podem bloquear definitivamente Save sem consultar Dhlakama.
Tudo isso mostra que quando o Nyusi canta "paz, paz, paz" está a mentir e a enganar os seus camaradas e a comunidade internacional. O Nyusi é realmente um indivíduo belicista e assassino frio. No coração dele, se é que o tem, só cabe a guerra e assassinatos em massa e não se importa se são parentes de colegas do partido ou não. Mas pelos menos conseguir fazer com o país fique dividido, a Renamo não tem outra escolha a não ser tomar medidas radicais antes que o grupinho de sanguinários macondes no poder exterminem os povos do centro e norte.
As brincadeiras do Nyusi e do seu tio parricida, o "nungu" Chipande tem dias contados...
Unay Cambuma In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse/posts/349317052083767

Sem comentários:

Enviar um comentário