"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

NO DISTRITO DE PALMA: População incendeia casas de agentes da PRM


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
POLICIA_PalmaOito agentes da lei e ordem afectos ao Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Palma, na província de Cabo Delgado, estão desde há duas semanas a viver da solidariedade de colegas e amigos depois de as suas residências terem sido incendiadas pela população.
Para além de incendiarem as casas, os referidos elementos da população saquearam os bens dos agentes da corporação. Em conexão com o facto, pelo menos nove pessoas estão detidas e outras em número não especificado estão à monte, presumindo-se que se tenham refugiado na vizinha República da Tanzania.
A população alega ter agido em retaliação à morte de um motociclista que se despistou e capotou quando tentava, no passado dia 15 do mês em curso, fugir da fiscalização de um agente da polícia de trânsito.
Na sequência, segundo apurou a Reportagem do “notícias” na vila sede de Palma, um grupo constituído por cerca de 80 pessoas, munido de armas brancas, nomeadamente facas, flechas, catanas e outros objectos, dirigiu-se ao bairro de Ncolarinho, habitado maioritariamente por agentes da lei e ordem, depois de ver frustradas as suas intenções de assaltar o comando distrital da PRM e algumas instituições públicas.
Na óptica dos revoltosos, o motociclista, cuja identidade não foi revelada, teria perdido a vida alegadamente depois de ter sido golpeado na cabeça, com uma arma de fogo, por um agente da Polícia de Trânsito depois de a vítima se ter despistado quando perseguido pelos agentes em razão da desobediência da ordem de parar num posto de fiscalização de trânsito rodoviário.
No entanto, o laudo médico em poder da corporação aponta como razão da morte do motociclista o traumatismo craniano grave decorrente da queda.
No bairro de Ncolarinho, palco dos acontecimentos, algumas pessoas que testemunharam os factos contaram que a multidão que incendiou as casas dos agentes da polícia vinha enfurecida e terá espancado brutalmente alguns dos seus ocupantes.
O comandante da PRM, no distrito de Palma, Gervásio Vance Mahajage, disse que os agentes afectados aguardam apoio dos Serviços Sociais da corporação.
Mahajage reiterou que a vítima encontrou a morte depois de embater contra um obstáculo fixo e não em virtude de um alegado golpe de arma de fogo.
De acordo com a fonte, a vítima vinha do posto fronteiriço de Namoto, em direcção à vila de Palma, na companhia de um outro cidadão, cuja identidade não foi revelada.
“O depoimento do agente da Polícia de Trânsito, foi cruzado com o do passageiro da motorizada sinistrada e indica que o malogrado, que se presume que não dispunha na altura de licença de condução de moto, capacete de protecção e colete reflector como temos exigido, tentou furar o posto de fiscalização da polícia” , explicou Mahajage.
Confirmou que a PRM tem estado a exigir aos operadores de moto-táxi, que fazem o transporte de passageiros no troço Namoto/Palma, para que sejam portadores de capacetes de protecção e não transportem mais do que um passageiro nas suas motorizadas.
Os nove detidos serão indiciados de crime de fogo posto e destruição de bens, conforme referiu a fonte.
ASSANE ISSA
NOTÍCIAS – 26.10.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário