"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 16 de outubro de 2016

DERROTA DAS TROPAS DA FRELIMO EM INHAMINGA


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Os militares tentavam criar condições para que os combóios da Vale do Rio Doce voltem a circular e assim fizeram hoje uma incursão contra uma base da Renamo na zona de Sosse. Há relatos de grandes baixas e um larga debandada e até ao principio as tropas derrotadas estavam a queimar as casas e celeiros da população. Traremos mais detalhes oportunamente. 

AUTÊNTICO BANDITISMO DAS FORÇAS DA FRELIMO ONTEM EM CATANDICA
Parece que a Frelimo já não consegue controlar as tropas ou o que resta delas. Ontem 14/10/16, a escolta da coluna Changara-Catandica alegou que o seu jipe "Mahindra" tinha a barra direccionada partida e autorizou a coluna a partir sem escolta. Na verdade os militares tinham medo porque no dia anterior os rangers destruíram um grande grupo das forças da Frelimo perto daquele troco, em Tambara.
Então os automobilistas, em número de 80, partiram em direcção a Chimoio mas quando chegam a Catandica foram forçados a parar pelo grupo de escolta local em número de 15 militares que vociferavam ameaças de toda a sorte com as armas em riste. Os militares exigiam explicações sobre o facto de a coluna ter andado sem escolta.
Não obstante a explicação dada pelos automobilistas, os militares da Frelimo não quiseram saber de nada e mandaram parquear os camiões e autocarros num terreno baldio ou campo e de seguida aplicaram a cada motorista, pasme-se, 50 (cinquenta) chicotadas ou chambocos, para cobrarem 500 meticais.
Vários motoristas, muitos dos quais madalas de meia idade e profissionais de transporte internacional do Malawi, perderam os sentidos e foram levados ao hospital e ninguém conseguiu seguir viajem hoje dia 15/10/16 porque estavam as nádegas gravemente feridas e inflamadas e alguns estão hospitalizados.
Dados actualizados de Gorongosa indicam que nas escaramuças que ontem relatamos foram mortos 27 militares sendo 20 durante a travessia do rio Nhabirira e o morteiro usado pelas perdizes acabava de ser capturado juntamente com várias ak-47 porque houve uma debandada e abandono de cadáveres e o morteiro disparado acertou em cheio o blindado causando mais vítimas. Os cadáveres foram recolhidos pelas autoridades civis (ambulâncias). Ainda no mesmo dia houve uma escaramuça na zona de Nhangua, também na Serra da Gorongosa e houve baixas do lado das forças da Frelimo.
A reportagem passada na televisão mostrando deslocados em Gorongosa e mais um golpe propagandístico da Frelimo. Aquelas pessoas viviam a montante da Serra e fugiram as acções de rapina das forças da Frelimo e constantes bombardeamentos de B11. Segundo as nossas fontes, as pessoas entrevistadas foram industriadas para falar daquela forma sob risco de não receberem apoio alimentar.
A Renamo esta na Serra da Gorongosa desde 2012 e porque só hoje decide queimar as casas destas populações?
A imprensa sulista de Maputo sempre foi hostil a Renamo e é estranho que não fazem o mesmo tipo de reportagem em Funhalouro, onde também existem deslocados.
Unay Cambuma soube de fonte fidedigna que a Frelimo pagou um chorudo subornou o director ou responsável máximo da SAPO filial de Moçambique para passar a veicular as falsas propagandas difundidas pela imprensa frelimista. Como se sabe, a SAPO é o site de notícias de referência e todas agências de notícias nacionais e internacionais buscam informações sobre o que acontece no país naquele site
Informações de última hora indicam que houve "vucu vucu" num posto administrativo hoje em Morrupula.
Unay Cambuma
In https://www.facebook.com/unai.kambuma.matsangaisse/posts/348746492140823

Sem comentários:

Enviar um comentário