"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 26 de outubro de 2016

MOSSURIL CELEBRA VITÓRIA DOS NAMARRAIS


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Batalha_Mugenga_placa120 anos volvidos
As populações do distrito de Mossuril, província de Nampula, celebraram pela primeira vez na sua história, a vitória dos namarrais, nome pelo qual eram denominados os nativos locais, sobre as tropas coloniais portuguesas comandadas pelo famoso cavaleiro Mouzinho de Albuquerque, na batalha travada na região de Mugenga entre 19 e 20 de Outubro de 1896.
Transcorridos 120 anos sobre a memorável batalha em que vincaram o seu heroísmo contra aquelas forças invasoras comandadas por um dos mais prestigiados militares da coroa portuguesa da época, os namarrais foram, na passada quinta-feira, alvos de uma significativa homenagem, em cuja cerimónia se destacou o descerramento de uma lápide em memória dos heróis que, sob o comando do intrépido chefe tribal local Mukutho Muno, lutaram vitoriosamente contra a penetração portuguesa.
A administradora do distrito de Mossuril, Nerina John, destacou que estas comemorações que ocorrem pela primeira vez, abrem uma nova página para a região e que continuarão a ter lugar anualmente como forma de imortalizar os namarrais que brigaram com sucesso contra a penetração colonial portuguesa em Moçambique.
Realçou que o triunfo então alcançado simboliza o heroísmo do povo de Mossuril e dos namarrais que, firmes nos seus interesses, deram provas inequívocas do seu nível de organização que lhes permitiu rechaçar um dos mais temíveis comandantes do exército invasor português, o famigerado Mouzinho de Albuquerque, que, nesse combate, ficou ferido e o seu cavalo foi abatido para repasto da população nativa.
Sublinhou que esta vitória secular viria a ser concretizada em definitivo em 25 de Junho de 1975 com a proclamação da independência nacional, no culminar da luta de libertação dirigida pela Frelimo, cujos membros travaram duras batalhas contra o colonialismo português, consolidando a união dos moçambicanos em prol da causa nacional.
Por seu turno, o director provincial da cultura e turismo, Agostinho Zacarias, destacou que o governo da província ao decidir celebrar aquela data que simboliza o heroísmo dos namarrais, pretendeu imortalizar aqueles heróis nacionais que infligiram uma pesada e humilhante derrota aos invasores estrangeiros, apesar de forma isolada e tribal.
Sublinhou a importância da lápide descerrada na região de Naguema, a seis quilómetros do local onde a batalha ocorreu durante dois dias, porquanto constituí um marco relevante na imortalização da história e cultura moçambicanas.
Acrescentou que a batalha de Mugenga, que ocorreu em 1896, simboliza a insofismável resistência demonstrada pelo povo moçambicano, por várias formas, na luta empreendida contra a penetração colonial estrangeira, em que, neste caso concreto, os Namarrais, sob o comando do seu rei tribal Mukhutu Muno, destroçaram o exército português que, em consequência, sofreu muitas baixas.
Na ocasião, foi reiterado que a histórica data será celebrada anualmente para manter perene a epopeia dos que lutaram contra a penetração portuguesa no nosso país e naquela região do norte de Moçambique.
WAMPHULA FAX – 26.10.2016
Recorde em
http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2016/10/stv-memorial-aos-namarrais-no-mossuril_22102016video.html

Sem comentários:

Enviar um comentário