"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 26 de julho de 2016

"Hoje o respeitoso presidente vem nos dizer que declina auditoria internacional"


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Xícara de Café por Salvador Raimundo
NÃO estou convencido dos argumentos, ontem, do Chefe de Estado para declinar a auditoria internacional à dívida pública, particularmente aquela contraída às costas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos moçambicanos.
O presidente diz, passado muito tempo desde que o FMI exigiu a intervenção da auditoria forense à dívida oculta, Nyusi, dizía, lembra que o país tem instituições soberanas, que primeiro trabalham no esclarecimento do caos, e só depois, se encalhar, é que a auditoria internacional virá cá fazer o seu trabalho.
As instituições referidas pelo presidente da República, Filipe Nyusi, são a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Assembleia da República, por uma comissão parlamentar de inquérito.
Ora, a PGR veio a público recentemente denunciar a existência de indícios criminais em todo o processo, mas, vale a pena sublinhar isto, lembrou a sua complexidade, por mexer com muitas pessoas, muitos países e envolver muito dinheiro.
Perante isso, a PGR falou da necessidade de requisitar ajuda de diversos parceiros lá de fora.
Portanto, a PGR tem já assumido que é preciso virar as atenções colaboracionistas fora de portas. Hoje o respeitoso presidente vem nos dizer que declina auditoria internacional.
A comissão parlamentar não é consensual, pois a Renamo volta a recusar fazer parte enquanto representantes da sociedade civil não forem convidados para a mesma. Logo, os resultados daí decorrentes serão, no mínimo, de torcer o nariz.
É verdade que a nível parlamentar é complicado formal coesão entre as bancadas, dada a terrível rivalidade entre elas, com destaque para a relação Frelimo-Renamo.
Por outro lado, tem graça que Adriano Maleiane, ministro da Economia e Finanças, tenha contratado perícia internacional inspirado na crise da dívida oculta, nomeadamente as novaiorquinas Lazart e White & Case LLP.
Ou seja, por perceber o real alcance das palavras do presidente Filipe Nyusi quanto à vinda, ou não, de auditores internacionais, sabido que o assunto dívida já terá motivado a vinda de peritos internacionais para abordar precisamente questões decorrentes desse escândalo.
Em 1984, Moçambique aderiu ao FMI, com todas as suas regras a serem aceites pelo Estado moçambicano. Os pouquíssimos críticos à recorrência ao Fundo – se é que houve quem ousasse dar nega à iniciativa – acabaram dando mão a torcer, identificando-se com a soberania que estava a ser posta em causa.
Hoje, Filipe Nyusi diz-nos a nós e ao FMI, que o organismo deve ir à fava (passe o exagero), por atentar contra a soberania.
Ou seja, os tipos do Fundo só são aceites quando queremos os seus milhões, mas quando o assunto é deixá-los trazer cá auditoria internacional, colocamos travão e dizemos: parem lá aí que nós cá temos uma soberania a defender.
Não sei até que ponto isso será funcional.
Temo que, de repente, testemunhemos a vinda de auditores e o querido presidente se engasgue, perante o diz-não-diz, volta-a-dizer, tal na mediação externa nas negociatas da paz...
EXPRESSO – 25.07.2016
EY: Lembrem-se que Nyusi assinou alguns documentos na compra dos navios de Guerra da famosa EMATUM. Sendo assim o seu nome está entre os contraentes da dívida. O que esperavam dele? Despertem irmãos....

Sem comentários:

Enviar um comentário