"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 14 de julho de 2016

Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos alerta para retorno à violência em Moçambique

 

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos abordou a situação atual de Moçambique, marcada pela instabilidade político-militar, num discurso feito esta quarta-feira no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.

Zeid Al Hussein, alto comissário para os Direitos Humanos
Genebra - O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos abordou a situação atual de Moçambique, marcada pela instabilidade político-militar, num discurso feito esta quarta-feira no Conselho de Direitos Humanos, em Genebra.
Zeid Al Hussein disse que Moçambique, "considerado uma história de sucesso africano nos últimos anos, mostra sinais de retorno à violência" e destacou o reinício dos confrontos armados entre forças do partido Renamo, na oposição, e do Exército, que "levaram a deslocamentos [de populações] nas áreas afetadas".
O país também foi citado por relatos dando conta de "raptos, execuções sumárias, maus tratos e ameaças a defensores dos direitos humanos e jornalistas".
No discurso, Zeid Al Hussein apelou ao governo do presidente Filipe Nyusi para que tome medidas que levem os criminosos a prestar contas e faça frente à corrupção que "priva a muitos dos seus direitos económicos e sociais".
No discurso, o alto comissário da ONU passou em revista a situação em outros países africanos como Burundi, República Centro-Africana, Sudão, Sudão do Sul, Mali, Mauritânia, Egito e Líbia.

Sem comentários:

Enviar um comentário