"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 1 de julho de 2016

Descoberta importante jazida de gás hélio na Tanzânia

 

Uma equipa do Reino Unido e da Noruega descobriu 54 biliões de pés cúbicos (cerca de 1,53 biliões de metros cúbicos) de gás hélio, no Rift Valley, na Tanzânia, segundo o jornal Guardian.
 
Arusha - Uma equipa do Reino Unido e da Noruega descobriu 54 biliões de pés cúbicos (cerca de 1,53 biliões de metros cúbicos) de gás hélio, no Rift Valley, na Tanzânia, segundo o jornal Guardian.
O hélio é raro na Terra porque é muito volátil. Ele é o segundo elemento mais leve do quadro periódico, – o que significa que uma vez exposto ao ambiente natural evapora rapidamente para o espaço.
Ele não só faz a voz humana chiar, mas também é crucial em aplicações como os scanners de cérebro e outros usos científicos. Por exemplo, o hélio líquido é importante no arrefecimento de supercondutores magnéticos, porque se forma a temperaturas de 269 graus centígrados negativos, – o mais frio de todos os elementos.
"Não existe substituto para o hélio em aplicações criogénicas,  produção e comportamento de materiais a muito baixas temperaturas.
É tão crucial em máquinas de Imagens de Ressonância Magnética (MRI) que alguns médicos chegaram a propôr a proibição do uso do gás em balões de festas.
"Para todos os outros elementos espalhados no globo talvez nós possamos minerar em depósitos de lixo orgânico e encontrá-los," disse à BBC a perita em química, Andrea Sella, do Colégio Universitário de Londres (UCL), em 2013. "Mas o hélio é único. Uma vez evaporado está perdido para sempre", disse.
"Esta é uma descoberta significativa," disse Jon Gluyas, professor de geo-energia na Durham Uniersity e membro da equipa que fez a descoberta. "Há reservas do gás hélio, mas têm se tornado cada vez mais rapidamente reduzidas. O preço subiu em 500 por cento em 15 anos."
Segundo a agência de notícias AFP,  acredita-se que a actividade vulcânica na secção tanzaniana do Rift Valley criou as altas temperaturas necessárias para libertar o gás de antigas rochas permitindo-o subir e ficar acumulado perto da superfície, e permitindo a sua exploração.
A companhia mineira norueguesa Helium One, que trabalhou com os cientistas numa nova técnica de exploração, que recebeu os créditos pela descoberta e detém três licenças de prospecção na Tanzânia, disse ter descoberto um campo "com jazidas de gás globalmente significantes".

Sem comentários:

Enviar um comentário