"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 22 de julho de 2016

Banco de Moçambique aumentou hoje o custo de dinheiro, isto é, aumentou de "forma indicativa" o custo de vida em 21%...!



*Factos*
Facilidade Permanente De Cedência saiu dos 14.25% para 17.25%. Facilidade Permanente de Depósitos saiu dos 7.25% para 10.5%, e o Coeficiente de Reservas Obrigatória mzn saiu dos 10.25% para os 13.00%.

*Pressupostos do BdM:*
A lógica do BdM é de retirar e diminuir o dinheiro da ruas...,  para não ser usado para coisas supérfluas e desnecessárias. Assim, haverá mais poupança forçada, que no futuro breve poderá ser usada para a produção e estimular a economia. Mas é uma decisão tipo _roleta russa_, tentiva e sorte. O veremos brevemente?

*Empresas:*
O que realmente vai acontecer, pelo que tem vindo a acontecer, os bancos vão subir as taxas de juros dos empréstimos, e as empresas devedoras, vão seguir a tendência do movimento, agravando seus preços finais ao consumidores - As empresas que não conseguirem sobreviver a esta turbulência, vão à falência..., e os trabalhadores vão junto.

*Famílias:*
Em Moçambique mais de 50% da carteira de crédito dos bancos vai para o consumo das famílias, isto é, para compra de carro, casa, "mutxado", lobolo, álcool, roupa, etc. Então, neste novo cenário, as famílias ficarão com menos recursos financeiros, porque terão que pagar uma prestação maior ao bancos.

*Sociedade:*
Muitas empresas e famílias terão que vender, à curto prazo, seus patrimónios e bens materiais para conseguirem pagar suas prestações com os bancos, se não conseguirem renegociarem os créditos.

*Solução:*
Quer as empresas, quer as família, terão que ser extremamente mais eficientes...: cortar despesas, e aumentar os rendimentos. Porque com menos recursos serão  FORÇADAS a ajustarem as suas despesas, cortando as despesas consideradas desnecessárias. Mas que despesa uma família pobre vai cortar, se já vive na pobreza? Sacrifício será a palavra de ordem.

*Mas temos um lado positivo:*
Se alguns empresas irão à falência, algumas famílias serão mais racionais, teremos uma maior disponibilidade de mais opções - as rendas vão cair drasticamente porque a procura dos imóveis será menor; teremos bens e carros a serem vendidos a preço de banana...! Claro, poderá lapidar destas oportunidades quem já tem algum valor arquivado.

*Dica:*
Já não vale apertar o cinto...Temos que tirar as calças e ficarmos de cuecas voluntariamente, quem não o fizer sozinho, ficará completamente nú, e em público.

*Apelo:*
Vamos Rezar para DEUS ajudar o presidente Nyusi e Moçambique - Precisamos urgente da PAZ restaurada, Novos e FORTES investimentos (estrangeiros de preferência). E que o cidadão da parte incerta regresse logo à cidade, desta vez, vivo ou morto.

*Oportunidade:*
A fórmula da oportunidade é a de sempre: Muitos vão chorar, tenha lenços para vender.

Sem comentários:

Enviar um comentário