"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Mercenários russos a caminho de Cabo Delgado?

sexta-feira, 23 de novembro de 2018


Ouvir com webReader

exta, 23 Novembro 2018 02:33

Afinal não é apenas o mercenário americano Erick Prince, que já fechou parcerias com a Tunamar e com a ENH, que tem interesses no lucrativo negócio da proteção da industria extrativa. Moçambique corre o risco de vir a tornar-se no palco de uma segunda guerra fria. O empresário conhecido como "chef" de Vladimir Putin por seu trabalho de “catering” no Kremlin e que ajudou a Rússia a tomar parte da Ucrânia, a fazer a guerra na Síria e se intrometer nas eleições dos EUA, está com os apetites apontados a África, trazendo um exército de mercenários e “spin doctors” para ganhar dinheiro no sector da segurança.
De acordo com o Moscow Times (MT), numa edição de 20 de Novembro passado, Yevgeny Prigozhin (na foto de capa), o dono do restaurante preferido de Putin, em São Petersburgo, emergiu como um homem improvável no impulso tardio da Rússia para reforçar seu poder geopolítico ao reacender os laços da Guerra Fria numa região subdesenvolvida, repleta de riquezas minerais inexploradas.
MT escreve que, sem a força financeira de seus principais rivais (os EUA, a Europa e a China), a Rússia está conquistando um nicho ao apoiar os homens fortes em estados instáveis, mas potencialmente ricos, que apreciam armamento russo. Prigozhin com seu grupo de mercenários e agentes políticos estão oferecendo segurança, treinamento de armas e serviços de campanha eleitoral em troca de direitos de mineração e outras oportunidades. “Ele já está ativo ou entrando em 10 países com os quais as forças armadas da Rússia já se relacionam: República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Madagáscar, Angola, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, Zimbábue e República Centro-Africana”.
A escalada de mercenários russos para África ocorre quando Putin se prepara para receber mais de 50 líderes na primeira cimeira entre a Rússia e a África em 2019. Será um evento que consolidará a "presença ativa da Rússia na região", disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, antes da passagem pelo continente. no início deste ano. De acordo com o MT, a natureza discreta dos negócios da Prigozhin garante alguma negação do Kremlin. Putin, que deu Prigozhin um prémio por seu serviço ao Estado em 2014, comparou o trabalho de seu antigo aliado ao de George Soros, o filantropo bilionário americano de origem húngara, que há muito é acusado pelo Kremlin de subverter governos a pedido de Washington.
Prigozhin está ligado ao Grupo Wagner, um exército de mercenários russos que lutam ao lado de Bashar al-Assada na Síria, uma face visível do emprego de grupos militares privados para atingir objetivos geopolíticos e geoestratégicos por parte da Rússia. Em Moçambique, diferentemente de Erick Prince, que já caiu nas graças de uma empresa estatal de segurança e pescas (a Ematum) e outra de hidrocarbonetos (a ENH), ainda não há indicações concretas da presença de russos. Mas a incapacidade do Estado em pôr termo aos violentos ataques a populares em Cabo Delgado está a aguçar o apetite de contingentes de mercenários que lucram com a violência. Analistas acreditam que Moçambique é um dos alvos do Grupo Wagner. (Carta)

Sem comentários:

Enviar um comentário