"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 20 de abril de 2018

Reino Unido desmente qualquer acordo de financiamento com Moçambique


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
A Embaixada do Reino Unido em Maputo emitiu, ontem, um desmentido sobre as notícias relativas aos financiamentos ao país, alegadamente anunciados durante os acordos alcançados em Londres entre Filipe Nyusi e o Governo britânico.
A nota da Embaixada do Reino Unido em Moçambique nega que, na deslocação de Nyusi ao Reino Unido, tenha sido assinado algum acordo de financiamento com o Governo britânico.
Segundo a Embaixada britânica em Moçambique, o presidente Nyusi reuniu-se com o secretário de Estado britânico para o Comércio Internacional, Liam Fox, e, no encontro, o secretário de Estado falou sobre o “UK Export Finance”, uma facilidade criada para apoiar as exportações por parte de empresas britânicas. O Reino Unido anunciou, na ocasião, a disponibilidade de um fundo de garantia de 20 biliões de libras esterlinas, mas não destinado a Moçambique.
O Reino Unido diz que o dinheiro está disponível para as exportações aos países da Commonwealth.
O secretário de Estado britânico para o Comércio Internacional, Liam Fox, e o presidente moçambicano, Filipe Nyusi, reuniram-se a 18 de Abril, em Londres e, durante o encontro, discutiram as oportunidades em Moçambique para investimentos do Reino Unido.
“O Secretário de Estado anunciou, na ocasião, que o Reino Unido duplicou o apoio às exportações aos países da Commonwealth. Nenhum montante deste fundo está consignado nem a Moçambique nem a qualquer outro país. As empresas britânicas devem, nos termos estabelecidos, candidatar-se para acederem ao mesmo”, explica a nota em nosso poder.
Os britânicos dizem que este apoio vai criar facilidades para o sector privado moçambicano que queira importar bens e serviços do Reino Unido.
Algumas agências ligadas ao Governo, que acompanham a visita de Nyusi ao Reino Unido, têm estado anunciar um financiamento de dois biliões de libras esterlinas do Governo britânico para o financiamento de empresas moçambicanas.
O Reino Unido faz parte do grupo de doadores designado G-14, que, desde 2016, decidiu interromper a ajuda financeira directa ao Orçamento do Estado moçambicano até ao esclarecimento e responsabilização dos infractores das dívidas ocultas. Filipe Nyusi encontra-se, desde segunda-feira, de viagem ao Reino Unido, para participar na reunião anual da Commonwelth.
(Eugénio da Câmara)
CANALMOZ – 20.04.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário