"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 15 de abril de 2018

*QUEM PARA O MALCRIADO FLORINDO*


SÉRGIO VIERA DIZ QUE FLORINDO NYUSI DEVE SER CONSTITUIDO ARGUIDO NO CASO ERICINO DE SALEMA.
A solenidade e tranquilidade, apanágios das famílias presidenciais estão de férias. O vandalismo grita vivas! Ser filho de Presidente significa hoje ser mal-criado. Respondão, criminoso, pugilista, boçal, esbanjandor entre outros.
O Presidente Samora foi um homem firme na educação dos seus filhos, o Ntewane teve de cumprir com a instrução militar para reparar desvios. Samora liderava por distinção e exemplo e mostrava que podia liderar um povo.
É perene o entendimento de que quem bem dirige a sua prole pode bem dirigir uma comunidade. Hoje tenho indagado a mim mesmo se quem hoje dirige a pátria de Mondlane e Samora tem condições éticas e morais para o fazer. Me parece que não!
Hoje tenho a certeza que o Estado está capturado pelo crime organizado. Chegam-me relatórios de que o tráfico e consumo de drogas são negócios de filhos de presidente. Quem para este gangsterismo? O Empregado? Não me parece, andará preocupado em ser Doutor sem causa nenhuma de honra.
A única certeza que tenho é que o mal-criado e príncipe do planalto deve ser travado. Mesmo que a bonequinha de saias curtas do Ministério público as tenha baixado para que vigoroso rei a possuísse, a justiça deve prevalecer e o príncipe deve ser investigado. E deve começar por explicar o seu papel na perseguição do raptado e agredido Ercínio de Salema.
Por fim, o rei deve começar a apontar para a sucessão e dedicar-se ao que mais gosta e pratica em Goba. A FRELIMO deve reinventar-se para não perder as eleições de 2019 como há de perder as de 2018. O Rei deve sair. Saia!
Não tenho memória de ter lutado para ser governado por boçais.
*Sérgio Vieira*

Sem comentários:

Enviar um comentário