"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 12 de abril de 2018

Comissão dos Assuntos Constitucionais retirou projecto de assunção de poderes extraordinários de revisão da Constituição


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Descentralização em risco?
As razões da retirada do projecto não são claras. O MDM diz que a retirada do projecto pode pôr em risco a realização das eleições autárquicas de Outubro.
A Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República entregou, a 2 de Abril, ao Gabinete da presidente da Assembleia, Verónica Macamo, um projecto-de-lei de Assunção de Poderes Extraordinários de Revisão Constitucional, mas, no dia 4 de Abril – após a entrevista de Afonso Dhlakama em que este diz que a descentralização não está condicionada ao desarmamento da Renamo, frustrando a pretensão do partido Frelimo – a Comissão dos Assuntos Constitucionais pediu a Verónica Macamo para não considerar o documento, supostamente porque foi enviado por lapso.
O objectivo do referido projecto era conferir poderes à Assembleia da República para mexer nos limites materiais que estão a constituir obstáculo ao processo de revisão constitucional, para permitir alterar o modelo de eleição do presidente do Conselho Municipal. Há um receio de que a retirada desse projecto possa pôr em risco os prazos de revisão da Constituição e, consequentemente, a materialização do consenso entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e presidente da Renamo, Afonso Dhlakama.
“A Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade vem por este meio solicitar a V. Excia. que seja considerado sem efeitos o Projecto de Resolução de Assunção de Poderes Extraordinários de Revisão Constitucional, que por lapso foi enviado a V. Excia. por ofício de 2 de Abril, em virtude de constituir parte integrante do Parecer sobre a Revisão da Constituição, que ainda se encontra em processo de elaboração”, lê-se no documento da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade, datado de 4 de Abril e assinado pelo respectivo presidente, Edson Macuácua,.
Quando o consenso alcançado por Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama foi tornado público e submetido à Assembleia da República para a revisão da Constituição da República, foram levantadas várias questões.
Há duas questões principais: os prazos de apresentação das propostas de revisão antes do debate e a alteração do modelo de eleição do presidente do Conselho Municipal.
Sobre os prazos, a questão que se coloca é a de que a proposta devia ter sido apresentada 90 dias antes do debate, conforme determina o n.º 2 do Artigo 291 da Constituição da República.
Em relação à segunda questão, o debate é o de que a alteração do modelo de eleição do Conselho Municipal, de forma directa para forma indirecta, ou para o sistema de listas, devia passar por um referendo, segundo determina o n.º2 do Artigo 292 da Constituição, por ser um assunto tratado nos limites materiais de revisão constitucional.
A solução encontrada para ultrapassar estes dois problemas foi a assunção de poderes extraordinários pela Assembleia da República.
Com a retirada do projecto de assunção de poderes extraordinários, não se sabe como fica o processo.
Para perceber o que se está a passar na Assembleia da República, procurámos ouvir os chefes das bancadas parlamentar. Lutero Simango, chefe da bancada parlamentar do Movimento Democrático de Moçambique, considera que a retirada do projecto “pode levar ao cumprimento dos 90 dias previstos na Constituição”. Lutero Simango diz que, se a via for essa, há um risco de comprometer a revisão da Constituição e a materialização da descentralização, tendo em conta que, no dia 10 de outubro, há eleições autárquicas.
Não conseguimos falar com a chefe da bancada da Renamo, Ivone Soares.
A chefe da bancada parlamentar da Frelimo, Margarida Talapa, disse que não tem conhecimento do assunto.
CANALMOZ – 12.04.2018
NOTA: Mais uma falcatrua se aproxima…
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários:

Enviar um comentário