"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 12 de abril de 2018

Governo anuncia constituição de nova firma a partir da Ematum


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Ematum_noiteA Ematum, empresa pública moçambicana beneficiária de dívidas ocultas, deu origem a uma nova firma, a Tunamar, em parceria com a empresa norte-americana Frontier Service Group (FSG), anunciou hoje o Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.
"Em relação à Ematum, foi constituída a empresa Tunamar que resulta de uma parceria com a United States Frontier Service Group", declarou Carlos Agostinho do Rosário, falando no encerramento do debate parlamentar da Conta Geral do Estado (CGE) de 2016.
O entendimento entre as empresas irá assegurar a operacionalização total dos barcos da firma pública ainda este ano, afirmou.
A Ematum e o presidente da FSG, Erik Prince, assinaram em Dezembro do ano passado, em Maputo, um acordo de parceria, para a viabilização da empresa moçambicana.
A firma estatal, conjuntamente com a ProIndicus e a MAM, beneficiaram de mais de dois mil milhões de dólares de dívida avalizada pelo Governo moçambicano, entre 2013 e 2014, mas ocultada.
Quando a operação foi descoberta, precipitou a dívida pública do país para níveis considerados insustentáveis.
A Ematum usou o dinheiro para a compra de 24 atuneiros, mas a sua actividade, tal como a ProIndicus e MAM, foi considerada inviável numa auditoria internacional pedida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que mantém em aberto uma investigação ao caso.
O destino do dinheiro, equivalente a cerca de um oitavo do Produto Interno Bruto (PIB) anual do país, e as responsabilidades no processo continuam por apurar.
LUSA – 12.04.2018

Sem comentários:

Enviar um comentário