"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 29 de agosto de 2019

PORQUÊ OS DESERTORES E INDISCIPLINADOS AINDA ABUSAM ?!

quarta-feira, 28 de agosto de 2019


Ouvir com webReader

Editorial
PORQUÊ OS DESERTORES E INDISCIPLINADOS AINDA ABUSAM ?!
Por: Aguiar Fogueiro
PS: o teor informativo no texto a seguir, é baseado em exposição oral (vomentarios) de membro senior da RNM o Sr Domingos Gundana no programa gungu debate realizado na ultima segunda feira.
De acordo com Gundana, aquela secção comandada por ex guerrilheiro de nome Mariano Nhongo, estes desertaram (abandonar) as fileiras das perdizes na Serra junto com suas respectivas armas semanas após ocorrer o democratico congresso que culminou com a eleição tanto do CP assim tambem do presidente do partido Resistencia Nacional Mozambicana - RMM.
No seu espaço de comentarios, aquele senior não adiantou publicamente o motivo que ditou para uma deserção precipitada daqueles ex guerrilheiros. Porem, algumas informações ja haviam apontados os problemas de conspiração, desobediencia, sabotagem e atentado a vida do novo Lider da RNM saido do congresso, como sendo o principal motivo de abandono das bases, depois que suas pretenções macabaras foram seguramente neutralozadas e ressachadas por outros comandos saos, o grosso de seus colegas guerrilheiros ate hoje sob comando do estado maior general e leal ao proprio Ossufo. Todavia ate informação em contrario alguns de nós observadores e comunicadores passamos a acreditar neste motivo.
Entretanto, quando a RNM atraves de seu estado maior soube da deserção, segundo Gundana, esta comunicou de imediato ao governo, alegando que haviam homens que se escaparam do seu controlo e levaram consigo as armas.
Alias, todos nos vimos que a RNM por via de seu porta voz Jose Manteiga, vezes sem conta apelou ao governo para tomar medidas drasticas contra aqueles homens com armas em punho e em publico ameaçavam integridades de cidadãos, fomentavam ódios, anunciavam e incitavam crimes de homicidios contra seus lideres.
Neste caso e porque estavamos em tempo da tregua, pese embora as FDS soubessem como e onde encuralar e apanhar os desertores armados, mas, as FDS não deviam de forma algum agir muito menos aos tiros para deter a insurgencia perigosa dos homens, pois, tal atitute implicava violar a trgua formalizada por então Lider Afonso Dhlakama.
Sendo que conforme a duvida mostrada pelo senior perdiz concernente a aproximaçao das partes, na ótica de Gundana, a propabilidade de qualquer aproximação entre a direcção máxima da RNM e os indisciplinados, é muito escassa e improvavel.
Gundana, desmentiu as alegações de Mariano Nhongo quando ele diz que influênciou e comanda o estado maior:
"É pura mentira de nhongo. Neste momento que estamos aqui no debate la no terreno estão as equipas de verificação a fazerem contactos e mapeamentos de locais para acontanomentos. E isto esta sendo feito em coordenação com os comandantes activos das bases e junto com o chefe do estado maior da RNM. Não ha nenhum guerrilheiro que pensa em desertar e aliar se a um grupo fora da Rnm." exclareceu Gundana.
Em meio do debate, Domingos Gundana questionou desafiou sobre porquê as pessoas não olham pelo MÉRITO da RNM, pois porque se hoje estamos aqui a livremente falar - Democracia - é fruto da luta desse partido que hoje é motivo de distorção do seu Foco.
Portanto, no mesmo debate aceso, a visão de Gundana foi sustentada e abraçada por um dos painelistas membros do mdm por sinal o top list a governador na Provincia de Maputo, que disse:
"De facto temos que reconhecer que em Mozambique existem apenas duas transições historicas, uma com a frelimo por ter lutados para expulsar o colono embora mesmo assim tarde ou cedo e sem luta teriamos a independencia. E outra historia com a RNM que sacrificou e resistentemente lutou para combater o monopartidarismo comunista e hoje nos trauxe a verdadeira liberdade, democracia e multipartidarismo. Reconhecemos imensamente que Rnm fez o seu papel. Agora cabe aos jovens e demais sociedades apoiar, abraçar, concretizar e materializar a luta da Rnm." consubstanciou o painelista.
Ca entre nós povos observadores, achamos que ao invez de escutar nosso coração emocionado e traiçoeiro, seria razoavel que recorressemos e escutassemos a nossa mente, que é capaz de nos fornecer um raciocinio sadio, sobre se ao apoiarmos ventos que nem sabemos exactamente de seu fomento, aonde pretendemos chegar com essa agitačão orquestrada e desnecessaria!!!
Se uma pessoa mesmo por si não está alinhado, como pode requerer para que as outras pessoas se alinhem a ele, sim, numa altura em que notamos alguns ridicolos em nós, quando no momento da guerra, clamamos a paz e no momento da paz clamamos a guerra!
27/08/2019

Sem comentários:

Enviar um comentário