"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 20 de agosto de 2019

Nyusi é um Midas

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Ouvir com webReader

Homer Wolf
9 h
JAC
Este sim: é o meu Sexa de eleição. Ponderado, inteligente, perpicaz e com apurado sentido de Estado. O que está a dizer é a mais pura das verdades: há que fazer uma análise profunda dessas "nhonguisses" que estão a acontecer na Serra, protagonizadas pela tal de Junta Militar da Renamo.
E isso é uma tarefa que já ultrapassou o âmbito da Renamo de Ossufo. É um problema do Estado moçambicano, de quem o governa, e sobretudo de quem chefia esse governo – que é, em primeira e última instância, o responsável pelo bem estar da nação e dos mozes.
Numa altura em que o país dá indicações de estar a abeirar-se de um colapso, não pode Sexa Nhuzi ficar "conformado" com um alegado e eventual sucesso virtual daquelas negociaçoes que deram origem ao DDR e àqueles acordos assinados à "la minute". Não pode o PR, pavonear-se país afora, de tesouras e fitas nas mãos, fingindo que nada se está a passar no interior. Não pode enfim, beberricar sossegadamente alguns tragos da mais pura vodka russa, enquanto Nhongos, Matsangaíssas (😱!) e Machavas realizam congressos, auto-proclamam-se líderes e fazem "enjingências" de fundo...
Não podemos passivamente esperar que Cabo Delgado chegue ao centro, e eventualmente se transforme numa "infecção" à escala nacional.
É por isso que defendo que o Chefe de Estado carece urgentemente de um "coaching" de figuras como JAC, e não da habitual graxite que lhe é proporcionada por uns e outros – que até tem a lata de afirmar sem gaguejar que «Nhuzi é mida»😃... (Trad.: "Nyusi é um Midas")
Comentários

Escreve um comentário...





Nhongo já é presidente Nhongo,
Ossufo foi tacitamente destituído,
...e o silêncio daqueles faladores!
Bom, depois de todo este filme a correr, a mim já nem preocupam as palavras do Manteigas, que está a fazer seu job, e precisa mostrar que está a controlar o fogo, nem preocupam os recados do ora presidente Nhongo, que acredito que vão subir de escala a cada dia, afinal, vai agora buscar a legitimação nas duas alas da perdiz, assim como lograr atenção do governo para o que ele reivindica.
Preocupa-me sim o SILÊNCIO ESTARRECEDOR e cúmplice da Renamo capitalista, sobretudo os deputados e os cabeças-de-listas e outros parladores, incluindo os Mazangas, Mondlanes, Soares, Araújos, e outros "lúcidos" da perdiz.
Se o Nhongo conseguiu organizar ali na Gorongosa, nas barbas do regulado, uma Conferência de dois dias, com "delegados", então, para além de ele mostrar que não é gago, também prova que ele tem logística própria e o necessário backup.
Logo, podemos presumir que o silêncio daqueles ilustres é o verdadeiro termômetro da situação da Renamo; que o silêncio deles mostra que o Nhongo não está assim tão sozinho, com a sua malta de "indisciplinados"; que o silêncio desses mostra que o Ossufo deve se pôr a pau sim, pois, tal denuncia que a sua base de apoio político é fraquinha, para não falar da já aparentemente fraquíssima base do verdadeiro sustentáculo da perdiz, as armas do Nhongo!
E já, o silêncio desses, é de Paz mesmo?
______
PS: Sei que há muitos cientistas políticos aqui, que sabem bem das coisas, mas, essa estória de esta confusão toda é por causa de DDR, deve nos deixar em alerta máximo. Aquilo são lutas de poder!
E já, Ossufo volta para a Serra?
***Bom, quem tiver o WhatsApp do presidente Nhongo, lhe digam para me mandar bip.
Comentários
  • Lyndo A. Mondlane E o governo ond esta???
  • Ser - Huo Lyndo A. Mondlane, neste momento estou na RENAMO. Depois vamos falar do governo. Mas como perguntas, o governo acha que pode controlar aqueles com as 4 armas entregues pela RENAMO de Ossufo.
    3
  • Mandzamako Lopes O governo e a Renamo "capitalista " estão sem o GPS.kkk
  • Claudio Zunguene Quantas Renamos, quantos presidentes? Prefiro tratar por " rider" ou " litere" porque cada um pode pensar e exercer uma lideranca, naquela perspectiva facil, de todos odedecem o meu comando. Estou a pensar que isso pode acabar mal, porque em caso dum eventual..... Podemos estar num cenario duma culpa sem culpado. Ha que ouvir e reintegrar todos os nhongos para evitar vingancas.
    1
  • Aldino R. Mabota O Nhongo veio bem forte demonstrando o apoio total e incondicional do sobrinho do André Matxangaissa! Não podemos admirar se este ano termos o terceiro ou mesmo quarto Acordo de Paz e Reconciliação Nacional! É o meu ponto de vista sobre o post
    1
  • Jaime Nelson O NHONGO ainda tem muito por caminhar, ja se autoproclamou Presidente dos militares e ganhou a legitimidade la , segundo deve ganhar a legitimidade dos deputados e por fim o povo eleitor so assim a Renamo dele sera partido com pernas para competir nos pleitos eleitoraisv, caso não o partido dele sera como da minha mana Mutorropa , alias sera o fim da Renamo
    1
    • Francisco Gaita Bravo. Fez uma leitura bem profunda. Parabéns. Já agora dá para entender que a renamo já era.

    Escreve uma resposta...





  • Kamal Badrú Esta novela ainda vai dar muitos capítulos
    1
  • Ser - Huo E só está a começar ohhh Kamal Badrú, capítulos iniciais estes, mas o homem parece sério, como o diz o Aldino R. Mabota, com esse apoio do defunto vivo Matsangaissa
    • Francisco Gaita Ainda que ache forte, começou mal. Começou como um ditador, excluindo liminarmente potenciais candidatos. Né com aquel seu amigo de uma das Coreias não é assim.
      1
  • Kamal Badrú Sem sombra de dúvidas que tem apoio da ala militar
    1
  • Luis Artur Sabias palavras....e agora os dois lados vão procurar angariar simpatizantes
  • Antonio A. S. Kawaria Os Nhongues não estão a provocar o Estado? 
    Já agora o Nhongo há-de estar na Sede Nacional em Maputo?

Sem comentários:

Enviar um comentário