"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



domingo, 25 de agosto de 2019

Afinal, Guebuza conhece Teófilo Nhangumele

Por Luis Nhachote




O antigo presidente moçambicano Armando Emilio Guebuza disse não conhecer  Teófilo Nhangumele:“eu não conheço Nhagumele. Nunca vi. Se trabalhou na presidência foi sem o meu conhecimento”, foram as suas palavras na convulsiva reunião do Comité Central do partido Frelimo realizada no mês de Maio. No entanto, uma missiva apensa a acusação definitiva do processo das chamadas "Dividas Ocultas", deixa claro que Teófilo Nhangumele, apresentou o projecto que culminou com o parto da Proindicus, diante de antigo estadista.




Na missiva expedita a 25 de fevereiro de 2013, ao Conselho de Administração da Proindicus, o engenheiro inveterado por viaturas de alta cilindrada, exigia ser pago 500.000 doláres americanos por ter “1.a) Venho trabalhando neste processo desde finais de 2011 tendo para o efeito desenvovido todo o trabalho técnico relativo ao projecto, incluindo as viagens necessária de “Due diligence”à Alemanha e Abu Dhabi”.


Na carta, cujo destinatário é António Carlos do Rosário (O Individuo A, no relatório da Kroll), Nhagumele é explicito na cobrança do que achava que lhe era devido por “2.b) Elaborei e defendi a motivação perante SuasExcelencias os titulares das Forças de Defesa e Segurança e perante sua Excelência o Presidente da República para a aprovação do projecto ( Nota do Editor, o sublinhado é da nossa responsabilidade editorial).


Este facto deixa cair por terra as lamentações de Armando Emilio Guebuza proferidas em Maio na Matola. Não há ranger de dentes que o desminta.


Prossegue o engenehiro, segundo a acusação dizendo que :


"3.c)Trabalhei na identificação do financiamento para tornar este projecto financeirmante possível.


4.d) Criei e registei o nome Proindicus e participei na criação da empresa


5.e) Custeei todas as despesas relativas ao transporte pessoal, impressão de documentação, duplicação e encadernação de todas as várias apresentações feitas, a todos os níveis para tornar este projecto possível."




A 24 de Abril de 2013, portanto dois meses e um dia depois, Rosário na qualidade de PCA da Proidicus indeferiu o pedido do engenheiro com a justificação de não era da responsabilidade da empresa pagar lhe ”a renumeraçao pretendida em virtude da empresa ter sido constituida posteriormente à realizaçao do referido trabalho”......




Guebuza disse que náo conhece Nhangumele


 


O antigo presidente da República, Armando Emilio Guebuza, disse numa celébre  reunião do Comité Central da Frelimo não conhecer Téofilo Nhangumele.


Guebuza respondia a uma questão do Oscár Monteiro de como se teria deixado “enganar” pelo engenheiro que é tido como peça que terá estabelecido as conexões entre as figuras estrangeiras envolvidas no calote e, membros do Governo dirigido pelo ex-presidente.


Guebuza disse o seguinte se pode ouvir num áudio viral que inundou a praça: “O camarada Óscar foi enganado para vir aqui dizer que eu conheço Nhangumele (Teófilo), que eu deixei Nhangumele enganar-me. Eu não conheço quem é Nhangumele, não trabalhou na Presidência da República. Se trabalhou foi sem meu conhecimento e aquilo que eu conheço de Nhangumele é aquilo que aparece nas redes sociais e nos jornais”.


Armando Guebuza sublinhou repetidas vezes que “não fui enganado por ele porque não o conheço. A não ser que ele tenha encontrado outras vias para me enganar. Eu vi o nome de Nhangumele pela primeira vez, quando vi a lista daqueles que estavam detidos”.


Dai que, questionou Armando Guebuza, “não será que muitos camaradas nossos não se estarão a orientar apenas com base naquilo que lê para agravar situações e gerar conflitos entre nós? Será que é o Óscar sozinho que aceitou aquilo que leu e aquilo que ouviu de que eu conheço Nhangumele e mais do que isso, que ele me orientou? Eu não conheço Nhangumele e seja o que for, não penso que seja de bom tom, virarmos as costas para frente e estarmos sempre a pensar naquilo que aconteceu antes! Termino dizendo que eu penso que o problema da unidade é muito sério”.




Como Teofilo Nhangumele “enganou” Armando Guebuza

Sem comentários:

Enviar um comentário