10/04/2019
Durante os seus movimentos, o soldado terá inclinado a arma, que disparou atingindo-o na zona do abdómen. De acordo com fontes de "Carta", o soldado teve morte imediata, tendo o seu corpo sido transladado para a sua terra natal em Nacala, no dia 4 de Abril, onde foi enterrado.
Fontes oficiais contaram ao nosso jornal que, nas últimas semanas, tem havido vários casos como os do "comando das boinas vermelhas", que resultaram na morte de três militares. Todos eles ter-se-ão 'esquecido' de trancar as suas armas. Um outro caso aconteceu em finais de Março último, quando um militar que também escoltava funcionários esqueceu-se de trancar a sua arma. O militar em questão teve sorte porque o tiro foi para o ar e ninguém foi atingido. Como castigo, o comandante do regimento ordenou que lhe aplicassem 50 'chambocos'.
Desde que no mês de Outubro do ano 2017 iniciou a insurgência na província de Cabo Delgado, mecanismos de segurança para a circulação de pessoas e bens têm sido implementados e reforçados em alguns distritos. Um desses mecanismos consiste em escoltar funcionários de diferentes instituições nas zonas fustigadas pelos ataques dos insurgentes. É nesse quadro que se registaram as três mortes. (Paula Mawar e Omardine Ornar)
CARTA – 10.04.2019
NOTA: A pena de morte e o chamboco foram introduzidos em Moçambique por Samora Machel. Julguei que ambas as penas tinham sido abolidas. Afinal o “chamboco” continua activo nas FADM. Quem diria? E respeito pelos direitos humanos onde fica?
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE
Posted at 12:13 in Brasil, Defesa - Forças Armadas, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink
CHAMBOCO - Termo usado em Moçambique, tendo como origem a palavra «jambock» do afrikander (lingua falada na áfrica do Sul).
Fiquei de saber que os tais de Urdus, Malaios, e Afrikans usavam o chamboco.
Saudações revolucionárias
Na luta do povo ninguém cansa.
FUNGULANI MASSO
A LUTA É CONTÍNUA
CHAMBOCO - Termo usado em Moçambique, tendo como origem a palavra «jambock» do afrikander (lingua falada na áfrica do Sul).
Fiquei de saber