"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Frelimo promotora de confrontos na campanha eleitoral


 

Em quase todos os casos registados de confronto na campanha eleitoral envolve os elementos ou simpatizantes da Frelimo e a polícia como sempre usada como instrumento de intimidação aos outros partidos, nunca prende a estes. A CNE, a CIP tinha que afirmar se imparcialmente e resolver este problema dos Moçambicanos, já que o governo nada faz.

Os confrontos registados na província de Gaza foram provocados pelos simpatizantes da Frelimo e vendo o vídeo destas escaramuças houve muitos carros destruídos perante o olhar cego da policia que acompanha o David Simango. Quer dizer foi entre a Frelimo e o MDM. No dia 25 de Setembro, em Nampula outra vez, a Frelimo contra o MDM e a polícia prendeu somente os do MDM e os da Frelimo nenhum. No dia 02 de Outubro, em Nampula mais uma vez, confronto entre a Frelimo e a Renamo onde a polícia prendeu 6 jovens da Renamo.

Porque é que os confrontos sempre envolvem a Frelimo contra os dois partidos? Porque é que a Renamo e o MDM não se confrontam? Porque é que os da Frelimo que são provocadores da confusão nunca são presos como fazem os outros? Onde está a implacabilidade proferida pela RPM e CNE contra escaramuças na campanha eleitoral? A tal responsabilização se referia somente aos partidos da oposição? Querem me dizer que Moçambique é o mesmo que dizer Frelimo? Ou os outros que pensam diferente que os camaradas não são moçambicanos, filhos de moçambicanos? Quando é que vão aprender a viver na prática a democracia e fazer as coisas com civismo? Quando vão deixar de instrumentalizar a polícia? Quando deixará de usar os pobres inocentes na prática de actos ilícitos? Quando vão fazer um jogo limpo, sem intimidar as pessoas e assim ganhar porque o povo lhe votou livremente?

O caso de Nampula é quase isolado, porque acontece somente na e nos bairros da cidade. Mas em Gaza, os acontecimentos são mais generalizados, mais de três distritos acontecer ataques as caravanas da oposição. Pergunto eu a Frelimo e os irmãos de Gaza: a oposição não pode manifestar se em Gaza porque ela é oriundo do “Norte”, que só podem ser governados e nunca governar? Têm a noção verdadeira de que Moçambique é do norte ao sul e todos moçambicanos têm os mesmos direitos?

Foram registadas várias irregularidades cometidas pela Frelimo durante a campanha, sobretudo no uso dos bens do Estado (viaturas) com chapas de matriculas identificadas, mas até hoje ninguém se pronunciou a responsabilizar. Mas pequena coisa que até se pode tolerar, torna-se intolerável quando é a oposição. Senhores, aprendam a exercer a democracia.

Aconselho aos responsáveis das eleições para aplicar medidas fortes e sem recuos estas atitudes antidemocráticas que os irmãos de Gaza praticam. Se acontece assim durante as campanha, o que será no dia das eleições? Será que há condições para que os simpatizantes da oposição possam exercer o seu direito de cidadania sem serem atacados ou serem mortos? Se continuam com o mesmo comportamento, quer dizer que não haverá condições para os outros partidos possam votar livremente. E não havendo estas condições, exemplarmente que seja disciplinado esse povo não havendo eleições naquele ponto do país. É uma posição drástica, mas será ajudar a compreender que é preciso mudar de pensamento erróneo que têm e passar a respeitar e tratar a todos como moçambicanos. Assim não repetirão essas coisas.

Repito, a Frelimo é responsável de todas as escaramuças que acontecem durante a campanha, porque sempre envolvem simpatizantes desta contra os da oposição e não entre os da oposição. Saibam que Moçambique não é propriedade privada da Frelimo, Moçambique pertence aos moçambicanos que são pluricultural – político e étnico.

Sem comentários:

Enviar um comentário