"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quando chumbar é a regra e passar é a excepção...

Houve uma grande razia nos exames da 10a e 12a classes na cidade de Maputo.
Os resultados da Manyanga, Josina Machel, Noroeste 1 e Estrela vermelha mostram uma realidade assustadora de reprovações, e há vários júris onde chumbaram todos os estudantes examinados.
Os resultados da primeira época de exames da 10ª e 12ª classes, na cidade de Maputo, apresentam um quadro negro no que se refere ao aproveitamento final dos examinados.
Dos cerca de trezentos mil inscritos para os exames, apenas um número reduzido conseguiu resultados positivos, partindo da premissa de que as escolas em causa são as que mais alunos têm inscritos para este ano. Ontem, o jornal “O País” visitou quatro escolas secundárias da cidade de Maputo, nomeadamente, Noroeste 1, Estrela Vermelha, Francisco Manyanga e Josina Machel, e constatou que em todas há um denominador comum: reprovações em massa.
os casos mais preocupantes verificam-se nas escolas secundárias Estrela Vermelha, Noroeste 1 e Manyanga, onde algumas pautas apresentam reprovações em 100%. Os mais dramáticos registaram-se nas escolas secundárias Estrela Vermelha e Francisco Manyanga, onde, em alguns júris com 30 alunos, todos reprovaram, ou seja, um índice de reprovação de 100%, e há outras onde apenas três alunos aprovaram numa secção.
As reprovações estendem-se à 12ª classe, mas em disciplinas específicas. Na Escola Secundária Josina Machel, por exemplo, quase todos os alunos examinados chumbaram à Química e Biologia, um problema que se arrasta desde a 8ªclasse, conforme afirmaram alguns alunos ouvidos pela nossa reportagem, que chegaram a questionar a qualidade dos professores daquelas disciplinas

Sem comentários:

Enviar um comentário