"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 26 de novembro de 2011

Escândalo nos exames

Escândalo nos exames
Reprovações em massa caracterizam os exames da primeira época.
Vermelho! É a cor predominante nas pautas dos resultados dos exames referentes a primeira época e que já começaram a ser divulgados em várias escolas da cidade de Maputo e não só. Na Escola Secundária Josina Machel, a vergonha é total nas pautas da décima e décima segunda classe.
De um conjunto de dez pautas da décima segunda classe que escolhemos de forma aleatória, por exemplo, foram submetidos ao exame 300 estudantes, sendo que apenas 9 é que conseguiram passar em todas as cadeiras e os restantes 291 reprovaram com notas que vão de 4 a 9 valores. Português e Filosofia é que foram a maior dor de cabeça.
A predominância da cor vermelha encontramos igualmente na décima classe, onde ainda na escoa em causa, na pauta número 6, escolhida de forma aleatória pela nossa reportagem, 30 estudantes foram submetidos ao exame e apenas 1 é que passou a todas as cadeiras. Matemática e Física são as cadeiras que mais estudantes convocam para segunda e derradeira época.
Entre os estudantes, ninguém queria acreditar no que via e sentia. Os resultados são uma frustração.
Igual tristeza encontramos na Escola Secundária Francisco Manyanga. Aqui até ao momento apenas foram divulgados resultados da décima classe. Na pauta 6, com 30 examinados, apenas 4 é que passaram a todas as cadeiras. Já numa outra pauta, com número 5, um estudante é que não precisa de ir a segunda época.
Recorde-se que o aproveitamento pedagógico no país tem vindo a decrescer. Em 2009 situou-se na ordem de 79 porcento e em 2010 quedou-se para 71 porcento

Sem comentários:

Enviar um comentário