"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ministra do Trabalho suspende actividade laboral da GS-Holding em Nacala e exonera director

Helena Taipo, ministra do Trabalho
Devido a diversas irregularidades.
Para a reabertura da empresa, os gestores deverão sanar as irregularidades e respeitar as recomendações deixadas.
A ministra do Trabalho, Helena Taipo, suspendeu, na manhã da última quinta-feira, com efeitos imediatos e por tempo indeterminado, as actividades laborais da GS – Holding, constituída por cinco fábricas, maioritariamente da indústria alimentar, que operam no mesmo complexo fabril na cidade portuária de Nacala, província de Nampula.
O encerramento das actividades daquele complexo pertencente ao Grupo Gulamo, um robusto grupo empresarial na região norte do país, surge na sequência de visitas “relâmpago” que a ministra do trabalho efectuou durante dois dias a diversas empresas na província de Nampula, das quais a GS – Holding. Nesta, Taipo constatou diversas irregularidades, desde a falta de condições mínimas sanitárias para o exercício de actividades laborais no ramo industrial; falta de equipamentos de trabalho, como é o caso do uniforme, máscaras, botas, entre outras. Por outro lado, está a contratação de mão-de-obra estrangeira sem respeito da respectiva legislação, disparidades de salários, e tratamento desumano aos trabalhadores nacionais.
Na senda dessas irregularidades detectadas pela ministra de Trabalho e diversos quadros que a acompanhavam, como o inspector-geral do trabalho, Joaquim Siúta, Taipo ordenou, naquele mesmo instante, a suspensão imediata das actividades até que as irregularidades detectadas sejam sanadas. A reabertura, segundo referiu a ministra, vai depender do relatório favorável da equipa de inspectores constituída para supervisionar e aferir se a instituição vai ou não resolver os problemas detectados e recomendações deixadas

Sem comentários:

Enviar um comentário