"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



sábado, 26 de novembro de 2011

Mil quinhentos Moçambicanos presos na África do Sul

Mil quinhentos Moçambicanos presos na África do Sul
Aproximadamente 1500 moçambicanos estão presos na África do Sul.
É na esperança de uma vida melhor que há anos centenas de Moçambicanos emigram para a vizinha África do Sul. O desejo de encontrar um emprego digno frustra-se logo à chegada, com o destino a assumir a responsabilidade de empurrá-los para os bairros de lata, ou como, chamam os nativos, “Mukukhu”.
O sonho de em tão curto espaço de tempo conseguir um emprego formal e comprar uma viatura de luxo, transforma-se num pesadelo. Diante de tamanha frustração, uns acabam por se dedicar a venda ambulante, prostituição e outros entram no submundo do crime.
E precisamente por causa do crime, até a semana passada, 1449 moçambicanos estavam detidos nas cadeias da terra do Rand. A falta de um acordo de transferência de reclusos entre Moçambique e África do Sul é apontada pela Ministra da Justiça como uma barreira que urge ultrapassar.
A falta do referido acordo impede que os reclusos que desejam cumprir as suas penas nos países de origem sejam visitados por amigos e familiares. Dai que, este ponto vai dominar a visita que o Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, vai efectuar em breve no país.
Acrescentou ainda que apesar da superlotação das cadeias moçambicanas a possível transferência dos aproximadamente 1500 reclusos para os estabelecimentos prisionais de Moçambique, não iria se traduzir num fardo, porque segundo argumentou, a proposta de lei para a introdução de penas alternativas vai resultar no cumprimento das penas fora da cadeia.
Mas há mais desafios que serão actuais nos próximos anos para o nosso sistema de administração da justiça e pretende-se desta forma humanizar os serviços prisionais.
Fonte: TIM
Data: 25/11/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário