21/09/2020
Pio Matos começa a saturar-se com a descentralização
- Membros da Frelimo na APZ preocupados e querem explicações
Quem o conhece não tem dúvidas que mais dias ou menos dias, não o dúvida e sabe muito bem do que é capaz. A Frelimo, o partido o qual milita, anda sempre precavida e atenta quando Pio Matos, governador da Zambézia fala ao público.
Na semana finda, no fim da Sessão Ordinária da Assembleia Provincial da Zambézia (APZ), Pio deixou alguns recados em torno da descentralização, sobretudo nessa altura em que o poder dos eleitos foi diluído por força da lei. Sem pestanejar, o governador aproveitou-se da ocasião para soltar alguns recados junto ao poder central que “cortou” pernas aos governadores de província.
Na ocasião, Pio Matos foi bem claro quando ao afirmar que “nós os zambezianos queremos ser os donos do poder” - explicou naquela plenária da APZ onde foram rasgados vários aplausos sobretudo da bancada da Renamo, enquanto do lado da Frelimo ficaram os murmúrios.
Aliás, de acordo ainda com o governador, a descentralização é sempre algo difícil, mas o que assim decidem, devem ter em conta que o poder descentralizado significa entregar aqueles que foram eleitos o seu verdadeiro poder, dai que, sublinhou o governante “não se pode falar da descentralização quando se depende de Maputo, isso não é descentralizaçã” - desabafou.
Enquanto o Pio mostrava esse desagrado, a Renamo não se continha em aplausos, porque afinal as palavras dos governadores são íntimas que a Renamo e qualquer cidadão lúcido sente.
A esperança do futuro
O cansaço do governador é notável mesmo antes de fazer um ano no cargo. Os mais sépticos dizem que temem que Pio volte a ficar novamente doente e abandone o cargo antes do fim do mandato. Mas não é isso que o governante sente. Para ele, ainda há esperança porque segundo fez saber, o governo central está preparar uma lei que será submetida a Assembleia da República(AR), lei esta que poderá definir à sério quais as competências do governador nesta era da descentralização, sabendo que ele foi eleito pelo povo.
“Temos fé que a lei que o governo está preparar vai definir o que compete ao governo central e ao governo provincial” - disse para depois acrescentar que “os nossos deputados estão cientes disso e acredito que vão fazer o trabalho” - concluiu.
Mal estar na Frelimo
Conforme ficou visível, a bancada da Frelimo foi apanhada de surpresa com a tal “aula” sobre descentralização, não esperavam tantos recados assim vindos do governador que saiu da sua lista eleitoral.
Por isso, quase que não houve palmas. No fim da Sessão, alguns membros da bancada analisaram o desabafo do governador e até saíram propostas.
A primeira seria de criar uma comissão para ir conversar com o “orador” para ouvir dele, o porquê destas palavras. Mas, um grupo escolhido, de forma clara afastou-se da ideia.
Outra saída encontrada, foi de interceder o Pio junto ao partido, mas também apenas um grupo pequeno é que aceitou, dai que, nos próximos dias, poderá haver algum encontro.
Todos querem saber as reais motivações daquelas palavras perante uma plateia com membros da oposição e imprensa.
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 21.09.2020
Sem comentários:
Enviar um comentário