"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SITUAÇÃO POLÍTICA ACTUAL EM MOÇAMBIQUE- Vista pela Renamo


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
  1. Ausência de Estado de direito: Há um partido que se confunde com o Estado, a Frelimo. A Renamo lutou para que haja um Estado e mais partidos, mas a Frelimo capturou o Estado.
  2. Falta de cumprimento do Acordo Geral de Paz (AGP-04/10/1992) e do Acordo de Cessação de Hostilidades Militares (ACHM-05/09/2014).
  3. Falta de transparência em todos os processos eleitorais.
  4. As Forças de Defesa e Segurança (FDS) não são instituição do Estado como deveria ser, mas sim instrumento da Frelimo, estando ao serviço do regime, aceitando atacar os membros da Renamo e de toda a oposição política.
  5. A Polícia da República de Moçambique (PRM) devia defender os interesses da Nação, garantir a segurança pública, mas não o faz, não cumpre esta missão, tem alguns agentes corruptos, servindo apenas para manter a Frelimo no poder, atacando e intimidando a população para aderir àquele partido, deste modo colocando a democracia em risco.
  6. O Sewrviço de Informação e Segurança de Estado (SISE) devia informar e aconselhar o Estado relativamente ao que os outros Estados no mundo pensam mas, em vez disso, age como serviço de segurança e informação da Frelimo, praticando a desinformação a favor da Frelimo. Os seus colaboradores são maioritariamente membros da Frelimo.
  7. Não há justiça porque os titulares dos órgãos do Estado são nomeados com base em confiança partidária e devem obediência aos chefes que lhes dão a colocação, passando a defender os crimes do regime, as ilegalidades nas suas actividades, as atrocidades  e o terrorismo, defendendo os raptos e a corrupção.
  • Os intelectuais e os académicos são feitos trabalhadores da Frelimo e, salvo raras excepções, não querem sacrificar o seu pão. Mesmo sabendo das coisas erradas que se praticam, eles preferem não discutir para manter os seus empregos. Os que deveriam estar ao lado da razão sentem que a Frelimo é que é o patrão e portanto tem razão. A Frelimo consegue silenciar as vozes destes intelectuais porque estão ao seu serviço.
  • Os estudantes do ensino superior também se sentem ameaçados e não fazem nada por receio de serem penalizados na sua futura vida laboral, receando que as portas para o ingresso na função pública fiquem fechadas. A queda do regime seria a  solução, mas todos os que querem ter formação superior preferem ser cobardes e hipotecarem-se à Frelimo. Só a Renamo póde libertar este povo. Moçambique não é um país industrializado e os investimentos são controlados pela Frelimo, que tem todos os seus satélites colocados de modo a poderem interferir na mobilização dos recursos humanos nas instituições públicas.
  • Economia de mercado: Há muita intervenção da Frelimo na política económica de Moçambique. Os bancos privados não dão dinheiro porque dependem das decisões da Frelimo para financiamentos. Não há competição entre os bancos porque a Frelimo interfere nas suas actividades.
  • Falta de liberdade de imprensa: Os órgãos da comunicação social independentes, ou privados, são castigados com cortes de publicidade quando tentam trazer notícias desfavoráveis ao regime. Por esta razão os órgãos públicos apenas publicam propaganda do regime, minando a liberdade de imprensa. Porque é a publicidade que dá o dinheiro a esses jornais, eles não podem atacar o regime, o qual tudo controla. Os meios de comunicação privados, quando tentam ser independentes, perdem a sua capacidade de expressão. Os jornalistas, quando dizem a verdade, são afastados dos cargos, ameaçados e até assassinados. Só a Renamo pode fazer as mudanças que o País precisa.
  • Guarda / Segurança da Renamo: É um direito adquirido em Roma em 1992. É totalmente diferente do que um partido armado, que é a Frelimo. Como não existe Estado, só existe a Frelimo, a Renamo protege-se com a sua própria força. A Frelimo é um partido armado e devemos desarmá-la. A Frelimo usa a PRM e a FADM para atacar a Renamo. A Renamo tem tem guardas secretamente. A segurança armada da Renamo só poderá desaparecer no dia em que Moçambique tiver forças republicanas que estejam ao serviço do Estado. O exército hoje ataca-nos porque pertence à Frelimo. A Renamo tem sorte porque tem uma segurança profissional. No dia em tivermos em Moçambique um Estado de direito, com as Forças de Defesa e Segurança republicanas que estejam ao serviço da República, a Renamo não precisará da sua segurança própria, porque a força republicana garantirá a protecção de todo o povo. Essa força republicana vai respeitar todos os moçambicanos e não vai atacar os membros da Renamo. Aí sim, deixaremos de temer pela nossa segurança e de vê-las como inimiga da Renamo. PRESIDENTE HÁ SÓ UM.
    COM DHLAKAMA E A RENAMO MOÇAMBIQUE VAI MUDAR
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário