"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Governo da Frelimo sensível e flexível quando as coisas acontecem no Sul do País

 
Numa clara e verdadeira demonstração de qualificação de moçambicanos da primeira e outros da segunda e terceira categorias ou simplesmente que os do sul são os verdadeiros filhos de Moçambique e os do centro e norte enteados, o governo da Frelimo faz-se sempre sensível e muito flexível em intervir e resolver os problemas quando acontecem no sul do save.
 
Não precisa de muito esforço para verificar estas diferenças de tratamento que o nosso infeliz governo faz entre o povo do sul e do norte do ave. Em Janeiro último as cheias destruíram muitas pontes do centro, cortando assim a única estrada que liga o sul ao norte. Desde lá até agora, essas delas continuam no mesmo estado, com desvios feitos muito próximo da ponte e acima de tudo com uma descida bem acentuada. Mas quando aconteceu na planície de Chicumbane-Xai Xai, trabalhava-se até de noite para repor a ponte e foi construída uma de raiz. Entre Muxungue -Save, há uma ponte que está há anos nas mesmas condições que a referida de Xai-Xai estava. Quer dizer, uma ponte metálica sobre a ponte principal.
 
Na greve popular de 1 e 2 de setembro de 2010 no Maputo e na Matola, uma bala perdida da polícia matou uma criança, e o Estado indemnizou a família do malogrado com 500,000mt. A mesma polícia matou e segue matando diretamente no centro e norte. Recordem-se dos trabalhadores da Matanuska no Monapo, ainda neste ano, do jovem músico morto em Quelimane, do Jovens mortos na Beira e em Angoche durante as eleições. As famílias destes, não tiveram o mesmo tratamento daquele menino de Maputo.
 
Em Nampula, talvez outras províncias do norte também, ter uma bicicleta é um martírio. Os ditosos fiscais é uma autentica dor de cabeça para os ciclistas naquela província. Pelo contrario, desde em 1994 que vivo no Maputo, nunca vi nem ouvi que alguém foi exigido livrete e impostos de bicicleta. Eu usei muito a bicicleta entre os anos 2000-2002, mas nunca ninguém me mandou parar com minha bicicleta. A questão é; porque estas diferenças de tratamento se nos discursos falam de ser um único povo de um mesmo país?
 
Lembrem-se também que nos últimos meses, muitos moçambicanos estão morrendo nas províncias do centro na perseguição dos homens armados da Renamo. Lamentavelmente muitos deles são deixados apodrecer no mato e quando tiver sorte enterrados em valas comum como se não tivessem famílias. Se pensam que caíram do céu, ao menos fazer o favor de lhes devolver ao céu donde vieram. Por causa deste problema, muitos alunos não farão os exames que na próxima semana iniciam sobretudo na Zambézia e Tete. Quando estas mortes aconteceram no sul, (falo do massacre dos mil militares mortos na quarta feira passada, dos três helicópteros e dois blindados derrubados em Funhalouro), um dois dias depois, o PR, cabeça do governo da Frelimo, interveio e mandou ponderar os ataques para que mais mortes no sul aconteçam...
 
Estes são somente alguns exemplos dessa discriminação socio-regional que a Frelimo faz com o povo moçambicano. Com isto fica claro que para a Frelimo, o povo do sul de save é da primeira classe e o norte última categoria. As mortes que acontecem nas FDS/FIR e alguns civis é resultado dessa discriminação. Por isso, apelamos a conversão dos corações, mudança radical de pensar e agir.

Sem comentários:

Enviar um comentário