"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nove mil alunos e 112 professores abandonaram Morrumbala

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Devido a confrontos militares entre a Frelimo e a Renamo
Destes, três mil alunos vão perder os exames do presente ano lectivo devido à guerra já declarada.
No distrito de Morrumbala, na província da Zambézia, cerca de 9000 alunos do ensino primário e secundário abandonaram as escolas devido aos confrontos armados entre as forças militares do Governo da Frelimo e os homens da Renamo.
Destes 9000 alunos, 3000 não vão poder participar nos exames escolares que estão próximos, segundo deu a conhecer ao “Canalmoz” o porta-voz da Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano na Zambézia, Momed Ibrahimo, que considera a situação político-militar como sendo de “incerteza, neste momento.
Para além do abandono das escolas pelos 9000 alunos, também fugiram do distrito 112 professores.
Momed Ibrahimo informou também que, em consequência da fuga dos alunos e dos professores, estão encerradas naquele distrito 18 escolas e que alguns dos alunos e professores dessas escolas foram integrados em escolas próximas dos locais onde se encontram refugiados.
No caso dos professores, Momed Ibrahimo disse que houve necessidade de colocá-los em algumas escolas para poderem justificar o salário que recebem do Estado.
Explicou que nem todos os alunos puderam ser integrados em escolas, devido à complexidade das regiões onde estão refugiados. Acrescentou que seria necessário um censo para se apurar quantos alunos estão a assistir a aulas e quantos outros estão fora do sistema.
Mais desenvolvimentos nas próximas edições. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 23.11.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário