"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Morrumbala vive sob ameaça de novos confrontos militares

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Entre forças militares do Governo e da Renamo
A população do distrito de Morrumbala, na província de Zambézia, continua debaixo de forte tensão e medo, devido à contínua concentração de forças militares, sobretudo do Governo.
Existem receios de que, a qualquer momento, forças militares do Governo e da Renamo poderão entrar em confronto naquele ponto do país, onde, nos últimos dias, houve combates entre os partidos beligerantes, nomeadamente a Frelimo e a Renamo.
A concentração de efectivos e equipamentos militares naquele distrito, para operações de perseguição aos homens da Renamo para desarmá-los, acontece numa altura em que a Frelimo declarou guerra e o desarmamento compulsivo dos homens da Renamo. A situação está a criar pânico nas populações civis.
Com efeito, forças militares conjuntas do Governo, movimentaram-se, no passado domingo, 14 de Novembro, nas regiões de Guiriça e Sabe, no distrito de Morrumbala.
Segundo fontes naquele ponto do país, os efectivos da Unidade de Intervenção Rápida e das Forças Armadas de Defesa de Moçambique entraram naquelas regiões a partir de Chimuara, reforçados com equipamentos militares de alto calibre.
Segundo as nossas fontes, as tropas governamentais estão no encalço dos homens da Renamo, para desarmá-los compulsivamente.
Também fontes ligadas à Renamo naquelas regiões confirmaram ao “Canalmoz” a existência de movimentações das tropas do Governo e garantiram que está tudo controlado. Afirmaram que outros efectivos têm estado a ir de Nampula e que a população tem estado a controlar e a denunciar os seus movimentos. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 18.11.2015

Sem comentários:

Enviar um comentário