"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Moçambique pode entrar em colapso a qualquer momento


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Uma análise feita por mim NINI SATAR
Já não se pode disfarçar; a economia moçambicana está na fase mais "alucinante" de sempre. os factos da derrapagem, dia mais, dia menos, poderão ser encontrados na mesa do mais comum moçambicanos!
A subida astronómica do dólar face ao metical já esta a criar grandes problemas para o País , visto que 90% dos produtos em Maputo são importados, e 90% da matéria prima dos produtos fabricados em Moçambique são importados.
Ó combustível vai subir, o pão vai subir, a sexta básica vai subir, o salário mantém-se!!!
O governo já foi ao Fundo Monetário Internacional (FMI) se endividar em nosso nome colectivo ...
A portas internas temos um país em ameaça latente de guerra. Por conta dessa ameaça Moçambique é um dos países mais instáveis do mundo! Quem tinha valores minimamente consideráveis, numa conta meticais a uma semana perdeu 30% só por guardar, isto é absurdo!!!
Os bancos já estão em colapso só que ainda não declararam porque não terão o contra valor para devolver os seus clientes.

Como sabem as vezes os bancos comerciais inventam falta de sistema porque não tem "cash flow" esperam depósitos, depois volta o sistema.
O que podemos esperar nos próximos dias, é falta de sistema de nos bancos, para criar pretextos para que não se levante valores. Eu Nini Satar garanto que numa pesquisa - repleta de patriotismo - feita por mim que se todos clientes dum balcão forem levantar valores e encerrar as contas num único dia, o banco não terá liquidez.
Hoje em Moçambique é um risco ter dinheiro no banco e mais risco ainda é guardar meticais que já é uma moeda sem valor.
O Dólar já está na casa de 60 meticais, absurdo e exagero, hoje 5 mil dólares são 300 mil
Meticais a menos de um ano 300 mil meticais eram 10 mil dólares.
Estamos a falar de uma subida de 100%.
Então a vida em Moçambique em de menos um ano dobrou os custos.
Conforme uma conversa que tive hoje com um alto funcionário da FMI disse que a depreciação do metical está excessivamente alta, disse ainda que o Dólar devia estar na casa dos 45 meticais e não 60 meticais.
Isto causará uma falência de grandes empresas e bancos.
Vejamos:
Um banco faz um empréstimo de taxa máxima de 24% ao ano incluindo prime rate, veja que se houve uma subida de 100% do dólar o que o banco ganhou??
Se em um ano houve uma desvalorização de 100%.
Em janeiro deste ano o dólar estava oficialmente a 31 meticais.
O dinheiro continua na mão do cliente, o cliente ainda poderá fazer a reprogramação da dívida uma vez que poderá arranjar argumentos de falta de negócio, o banco por sua vez é obrigado a renegociar com o cliente.
Como sabem a maioria dos balcões dos bancos são alugados, os contratos são feitos em Dólares, só aí imaginem quanto os bancos estão a perder.
Se até agora não apareceu nenhum banco declarando falência é porque não terá liquidez para devolver aos clientes, estão apenas adiar um problema, assim como aconteceu na América com o maior banco Lehman Brothers, que adiou problemas durante anos.
No fim do ano vamos ouvir que o nosso estado vai emitir obrigações de tesouro para salvaguardar o bom nome do estado, mas na verdade o estado está enterrar se mais e endividar se mais.
Temos a divida de Cahora Bassa que ainda está por se pagar, temos a divida de Ematum que funciona num minúsculo contentor encostado numa parede do porto em Maputo, através deste minúsculo contentor foram chancelados documentos de 800 milhões de usd.
Aconselho que devemos cair na realidade e não adiar os problemas, porque cada dia o buraco é maior, quanto antes mais fácil de resolver...
Os comerciantes que alugaram imóveis, terão problemas porque os inquilinos não conseguirão pagar, se alguém alugou uma loja por mês, pagava em dólares e saia a 150.000 meticais hoje pelos mesmos 5 mil dólares terá que desembolsar 300 mil meticais, coisa impossível de ganhar num simples estabelecimento, este terá que renegociar o contrato ou cancelar.
Esta crise está afetar a todos moçambicanos em todas áreas.
E se continuar assim Moçambique será como Zimbabwe, para um pao teremos que ir com uma mala de dinheiro.
"Este texto não foi editado é um pensamento rápido que resolvi escrever"
In https://www.facebook.com/NiniSatarfans/posts/189742638034186

Sem comentários:

Enviar um comentário