"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 10 de novembro de 2015

DLHAKAMA – O MESTRE DA SOBREVIVÊNCIA

 


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
01DLHAKAMA_X10X10X625X210A*A TERCEIRA FORÇA E A EMBOSCADA
* NÃO DESCARTO A POSSIBILIDADE DE GOLPE DE ESTADO

Bom Dia MOZirmãos
Já vão alguns dias que vinho fazendo análise da actuação política do País e eu sempre estava céptico quanto as passeatas do General. Não há dúvida que tem um objectivo mais lardo entre eles, mobilização para uma onda de aceitabilidade da RENAMO e do seu Líder, a busca de vantagem posicional quanto ao cerco e possível aniquilação. Mas havia um elemento importante a reter e volto a dizer: O Comandante Geral da Polícia (CGP), Kalaus, e o Chefe do Estado Maior General (CEMG) das FADM, Chongo, são “búfalos feridos no orgulho”. Recordem que é a sua tropa que era chamada de periquitos, mulheres, crianças....que estavam a morrer durante as hostilidades (Que ardil para desviar-se da palavra guerra!)
Dlhakama também deixou um rasto de pólvora no coração de Guebuza (homem com muito dinheiro e rancoroso, que nomeou o CGP e o CEMG e montou a política interna um pouco antes de sair da chefia do Estado (Comité Central, Comissão Política, Parlamento, PGR) e montou, a seu gosto, o CTA (lembram-se do Mercedes Benz? Onde estará?).
Dlhakama também fazia declarações ousadas alicerçadas na lei (Autarquias provinciais) que julgava estar a governar. E andava “à vontada, com os seus temíveis guardas, pelas suas autarquias. Detalhe importante: Dlhakama é um exímio Militar que enfrentou militarmente Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza e agora, o Presidente Nyusi. É preciso respeitar esta história e precisa ser muito competente para sobreviver a avalanche de um exército saído de luta de libertação nacional, apoiada pelos mais temíveis exércitos do mundo e de áfrica (União Soviética, Correia, Vietnam, Cuba, China, Zimbábue (comreds), Tanzania, e Angola)
O Ataque foi feito quando o Comandante em Chefe estava nos Estados Unidos da América. Logo depois do ataque Dlakama falou para uma rádio Internacional e depois lhe é característico, sumiu. Apelou a sua antiga táctica de sobrevivência (só no mato, não sei como se viraria na cidade) que só se consegue com muita sabedoria e treino (no mundo, esta técnica é reservada a pessoas que tem treinos extremos que levam ao homem ao limite da capacidade física, mental e emocional do ser humano). Andou pelas matas e, mesmo assim, dava sinal de vida através da comunicação com alguma imprensa (a nossa imprensa parece que estava instruída para não dar importância aos ataques do líder da RENAMO. Fora o SAVANA, nenhum outro Jornal, Rádio, Televisão nacional, foi ao local dos ataques e fazer uma larga reportagem sobre este negro episódio da nossa história. Há relatos de corpos caídos por toda Gondola, casas queimadas pelas FADM, massacres em massa, na tentativa de localizar Dlhakama que afinal, estava já em Gorongosa. E depois querem silenciar ao Unay Cambuna mas querem que o mesmo Unay apresente fotos de “militares combalidos de dor” e “ar pesarosos” – Vão ao terreno e filmem, relatem e escrevam. São locais bem identificadas e com estrada por perto. Até a STV foi calada ou calou-se!).

Dlhakama sobreviveu (ele diz que já morreu). Deve ser o homem moçambicano que mais atentados sofreu (Recorde Mundial é detido pelo companheiro Fidel Castro – mais de 500). As últimas duas emboscadas foram sinal claro de paralisação da sua actividade política. Mas falhou esta intenção. Dlhakama sobreviveu militar e politicamente. E superou-se como pessoa ao não querer retaliar. Eu creio que Nyusi não tem controle e conhecimento prévio dessas maléficas intenções de assassinar o homem. Não dessa forma de emboscada. A TERCEIRA FORÇA
Depois da embosca, as forças de defesa e segurança falaram de uma terceira força. Vou tentar explicar isso com os poucos conhecimentos militares que eu tenho.
De Forma breve, a corporação diz que houve um tiro disparado pelos homens da RENAMO contra um Minibus. A População confirma a presença de Forças militares na região. 2 misteriosos carros Ford da Corporação foram vistos à alta velocidade no trajecto Inchope-Muxungue logo depois do ataque, a posição do Minibus e dos carros da caravana da RENAMO tornam improvável que a bala tenha saído da RENAMO; Porta-vozes e Comandantes a todos escalações em plena contradição. Governador de Manica num Silêncio Misterioso (ele foi Ministro do Interior na era do Guebuza), Guebuza fala, com desprezo estampado na face que Dlhakama e marginal (este homem ainda mexe muitos cordelinhos em todas as áreas e é o maior perdedor se o dialogo acontecer), O Ministro da Defesa dá um extensa entrevista com declarações bem estranhas (A natureza vai tomar conta). Senhores havia um plano se não era para eliminar toda a comitiva da RENAMO, incluído o próprio líder (é por isso que tentaram fazer vasculha e tombaram muitos), era para pelo menos assustar a RENAMO e desmoralizá-la.
È por isso que acredito que havia uma terceira força. Uma força com não mais de 10 pessoas, franco atiradores e treinados à revelia da maioria das chefias militares. Provavelmente nem os Ministros, nem as altas patentes sabiam. Mas o dono da força sabia. É uma força com orientação privada, com conhecimento do que acontece no exercito e na polícia. O Tiro que vitimou o motorista é provável que venha deste grupo pequeno. Adiantaram no plano, falharam no alvo e voltaram em carros de polícia a lata velocidade. Os outros foram antecipados, ficaram surpreendidos. Depois de analisarem, concluíram que existiam a terceira força. Esta é a teoria.
Agora, a terceira força vai ser usada para muitas coisas. Polícias vão fazer desmando vão culpar esta força privada. RENAMO vai assaltar, vai culpar esta terceira força. É uma foça ao serviço de um poderoso grupo empresarial que provavelmente enriqueceu-se de forma fraudulenta.
Possibilidade de Golpe de ESTADO
Depois de ler a entrevista do acadêmico e mediador Lourença de Rosário, fique com uma estranha sensação de impotência perante muitas coisas. Uma delas é como ajudar o Presidente Nyusi a se livrar do período que ele corre. Deve estar a governar com uma pistola apontada na cabeça. Constou-me que Dlhkama estaria em Maputo no dia de Outubro (por isso, que antes da emboscada falavam de encontro para breve)- esse grupo de má influencia tentou a todo custo inviabilizar e conseguiu. Está claro que Nyusi não é realmente o Comandante em chefe. Até as chefias buscam um discurso que roçam a esta independência.
A FRELIMO já descobriu que a luta de Dlhakama é justa. Tem muitos seguidores mas está sozinho nessa luta dentro do partido. É só uma voz a lutar. Os demais membros da RENAMO estão no Ar condicionado.
Se não conseguir acabar cm Dlkakama dentro de duas semanas, preparemos para um gole de estado.
A saída de Dlhakama da última parte incerta é um duro golpe para muitos ambiciosos. Não me surpreende que haja um assalto em pleno dia para depois dizer que há um mandato de captura contra ele ou, na pior hipótese, encontra-lo morto, crivado de uma bala seguido de um cerco a justificar que receberam uma chamada e queria salvar o homem.
Mas só são cogitações.
Tosten Poporopo
PS1 – A Propósito do EMG, o General Macaringue, o homem que enfrentou Guebuza para não envolver o exército no conflito, foi nomeado diplomata-mor na vizinha África do Sul. De resto, ele é competente. Parabéns.
Tosten Poporopo
In https://www.facebook.com/tosten.poporopo/posts/1646052195673032?fref=nf&pnref=story

Sem comentários:

Enviar um comentário