"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



segunda-feira, 11 de setembro de 2017

TROPAS DA FRELIMO PERIGAM A TRÉGUA NA GORONGOSA

domingo, 10 de setembro de 2017

Ouvir com webReader
BREAKING!

Ontem sábado, por volta das 16:25 horas, um grupinho das forças da frelimo interpelou uma viatura Toyota todo-o-terreno pertencente a presidência da Renamo e que se dirigia a Satungira em missão de serviço.
Os militares da frelimo, que fingem ser polícias ou membros das Fir quanto na verdade são comandos rangers e boinas, mandaram parar a viatura na zona de Mpulango,  junto a Serra, tendo feito uma revista a pente fino coerciva.
Os militares, por medo, recusaram atender as insistentes chamadas telefónicas que eram feitas para os telefones dos elementos da Renamo ali presentes.
Depois de feita toda vasculha, os fademos deixaram a viatura seguir a viagem.

Ainda na região da Gorongosa, na última sexta-feira, os militares da frelimo que ainda se encontram na posição das mangueiras, agora dirigidos por um novo comandante emocionado e belicista (tal como o anterior, o Wene Bedford), tem alinhado os seus homens armados com bazucas e metralhadoras pesadas para fazer patrulhas nos locais sob a jurisdição dos temíveis guardas de Afonso Dhlakama. Também são alinhados grupos de reconhecimento a paisana munidos de rádios de comunicação de baixo da camisa.
Ora, estas atitudes são uma grave provocação e perigosa violação da trégua. Parece que há correntes na frelimo que desejam a continuação da guerra ou simplesmente o Nyusi não tem a capacidade para comandar as tropas e qualquer oficialzinho no terreno pode deitar abaixo a paz precária que hoje desfrutamos.

Aliás, já é o momento para se pensar numa força internacional de interposição para facilitar o processo de cessar fogo e integração.
Outras informações indicam que o estado maior general das tropas da frelimo decidiu decretar o aumento de até 70% o vencimento apenas para as unidades especiais porque diz que estas foram as que se empenharam mais para acabar com Dhlakama e seus invencíveis homens verdes ao passo que as tropas regulares passavam a vida a fugir em debandada, a desertar em massa e a deixar as armas a mercê da Renamo.
Entretanto, este pronunciamento do estado maior chegou aos ouvidos das tropas regulares e anda um perigoso sururu em surdina. Reina um grande descontentamento não sabe como a frelimo irá resolver este problema sem ter que também aumentar em 60-70% o salário dos milhares de militares seus, numa altura em que também verifica se um crescente descontentamento no seu da Polícia da República devido aos salários insultuosos e humilhantes.
Unay Cambuma

Sem comentários:

Enviar um comentário