"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 26 de setembro de 2017

Governo é contra os pobres

Listen to this post. Powered by iSpeech.org
Por Edwin Hounnou
O Governo acabou de demonstrar luta, de forma incansável,  contra os moçambicanos mais desfavorecidos pelas recentes medidas punitivas. 
Ora vejamos:
  1. O Governo não aplicava nenhuma taxa na importação do peixe carapau, como uma forma de não tornar a vida das populações mais difícil,  porém,  doravante, mandou aplicar 20% sobre as importações do carapau. Esta medida vai, logicamente, tornar o carapau mais caro ainda. Quem vai sentir na pele as consequências desta medida são os pobres que consomem o carapau - caril dos pobres.
  2. O Governo, fazendo o mesmo jogo de punição,  vai aumentar a taxa de importação de viaturas com mais de 7 anos. Esta medida é,  claramente, anti-popular porque quem importa viaturas usadas, tenham elas 7 ou mais anos, são moçambicanos de baixa renda, aqueles que sem a possibilidade de ter um carro do Estado à porta. Esta medida draconiana teria algum sentido se o Governo tivesse o sector de transporte público já organizado para oferecer opções às pessoas. Não é este caso,  as pessoas de baixa renda viajam em carrinhas de caixa aberta, em plena cidade de Maputo, como de gado se tratasse. 
  • Outra medida anti-povo foi o aumento da taxa na importação de roupa de segunda mão, conhecida vulgarmente por xicalamidade. O país não tem uma única fábrica de roupa. Todas as que existiam, à data da independência,  foram sufocadas e destruídas pela incompetência de gestão e imposições do Banco Mundial/FMI. Agora Moçambique não tem nenhuma fábrica têxtil porque os sucessivos governos da Frelimo sempre se revelaram incompetentes de proteger a indústria nacional seja de que for. 
  • Porquê o Governo estas medidas?
    Com as dívidas escondidas ou inconstitucionais e a falta de vontade política para que os responsáveis pela contratação dessas dívidas, os parceiros económicos fecharam as torneiras que jorravam dinheiro que produz uma classe endinheirada sem causa, o executivo está "arrasca" para o funcionamento da máquina administrativa. Como forma de "aguentar", o Governo vai-se lançando em tudo quanto afrrasaguentarcha que tirar afrrasaguentarchalgum dinheiro. Nesta luta pela sobrevivência, o Governo tem-se mostrado voraz e feroz -vai deixando o povo sem pele nem cabelos.
    Estamos lixados com esses tipos! 

    Sem comentários:

    Enviar um comentário