"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



terça-feira, 10 de dezembro de 2013


Sobre a FIR e o Fuzilamento

Há dias atrás, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional veio ao publico dizer que não estavam a perseguir ex-guerrilheiros da Renamo e muito menos o seu líder Afonso Dhlakama, e convidava os a tratarem suas pensões afinal, não passava de um convite envenenado que visa capturar um por um para acabar com eles, para mim, há que se envolver a comunidade nacional e internacional para repor a confiança entre as partes porque com tudo isso não vejo a Renamo a confiar no que o governo diz sobre a garantia de segurança ao seu líder e muito menos na atribuição de pensão ou reintegração dos seus ex-guerrilheiros assim como o acolhimento das suas reivindicações.

A questão que se coloca em tudo isto, é; a quem vamos confiar pela defesa e segurança publica neste país? Será que depois de ganhar as eleições o povo serve para este governo? Na semana passada eu recebi sms de Nampula dizendo que a polícia assassinou três supostos homens da Remano no povoado de Naminho, que é diferente deste caso. Isto quer dizer que são vários os casos de assassinatos em Nampula que agente da FIR e da PRM está a fazer. Mesmo se fossem homens da Remano, seria este o procedimento correcto? Os ditos defensores da vida, segurança, tranquilidade e ordem pública, são os primeiros assassinos, que caminho está a seguir Moçambique?

Após o ataque do posto administrativo de TICA em Sofala, o Governo veio as câmaras e disse que não iria contra atacar, que não iria retaliar, que a Frelimo é pela paz e pauta pelo diálogo….. será isto o que queriam dizer? Porque não aprendem a se calarem e fazer as coisas como lhes apetece sem mentir nem se enganarem pensando que estão enganar o povo? Um dia um afirma uma coisa e dois dias depois, o outro vem desmentir e afirmar que é boato, uma coisa que todos sabem.  

Até quando teremos que suportar tudo isto, será que estamos condenados a engolir todos os sapos até a nossa morte. Sabemos que é difícil responsabilizar a alguém a estes actos, sobretudo neste crime específico, porque eles cumprem ordem os que responsabilizam são os mesmos que cometem, não será a confirmação a interpretação popular do slogan “a FRELIMO é que fez e a FRELIMO é que faz”. Vamos chorando e pedirmos Deus fazer a divida justiça que o povo moçambicano necessita. Por favor, vocês são pessoas humanas dotadas de consciência e razão, e ainda mais, quando chega sexta feira vão a mesquita e aos domingo as igrejas para rezarem,….. deixem de serem fanáticos políticos, parem e ponham a mão na consciência e resolvam o problema do povo. O vosso discurso de que são pela paz, já não serve para nada porque na práctica, sois mais cruéis que esses homens da Remano que perseguem. Por favor, usem a vossa inteligência e o bom senso para o bem de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário