"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Governo ordena retirada de xaropes contaminados das farmácias
Ordem foi dada nas primeiras horas de ontem
A decisão da retirada dos xaropes contaminados foi tomada algumas horas após a publicação da informação pelo diário “O País” e um mês e meio após a OMS ter alertado o Governo sobre o problema
Após a informação que “O País” publicou, na edição de ontem, o Governo, através do Ministério da Saúde, ordenou, na manhã de ontem, a “retirada de todos os xaropes contendo dextrometorfano”, contaminado com substâncias levometorfano.
“O País” sabe que, ainda ontem, o Governo ordenou um “black out” em torno do assunto – proibiu qualquer reacção das direcções de saúdes, das farmácias aos órgãos de informação – e hoje haverá uma reunião entre o ministro da Saúde e as direcções destas instituições para o “alinhamento de ideias”.
A decisão da retirada dos xaropes contaminados foi tomada algumas horas após a publicação da informação pelo diário “O País” e um mês e meio após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter notificado o Governo sobre o problema.
A nota, emitidas a 28 de Outubro pela Organização Mundial da Saúde, refere que uma companhia indiana, denominada Konduskar Laboratories Private Limited, que produz o Medicamento para Princípio Activo, libertou um lote de destrometorfano contaminado com outra substâncias (Levometorfano), que é um analgésico opióide potente, controlado internacionalmente sob o nível 1. Alguns fabricantes, segundo a comunicação, produziram xaropes para tosse (conhecidos até agora do Paquistão e Paraguai) contendo este produto letal.

Sem comentários:

Enviar um comentário