"Deus criou as pessoas para amarmos e as coisas para usarmos, porque então amamos as coisas e usamos as pessoas?"



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013


Nove Jovens escapam nos treinos nas matas de Gorongosa – Comentários Papulares

 

Senhores governantes, já é tempo de mudarem de atitude e de arrogância, porque a vossa ganância vos levará a responsabilidade de tudo o que acontece neste país. O que este jovem conta, em nenhum momento restam dúvidas que é acção do governo contra cidadãos indefesos. Não há espaço para atribuir essas acções a oposição, tão pouco a Renamo.  Por favor respondam as questões colocadas nos comentários destes cidadãos. Se de verdade são pela paz, tragam a verdade e expliquem-nos qual é o plano que têm para e com este país. Quem são esses que estão a trinar esses jovens nas matas, se temos Montepuez e Manhiça os locais de treinos militares? Querem lutar contra quem? Se não aceitam facilitadores e observadores internacionais para a mediação do diálogo com a Renamo alegando ser matéria domestica, qual é a necessidade de chamar estrangeiros para treinar jovens recrutados compulsivamente nessas matas da Gorongosa?

 

·         Julio Fernando · Comentador principal · IT Officer na empresa WaterAid Mozambique

"...É-lhe difícil precisar o local, mas garante que não estava fora da cidade da Beira. Mal escureceu saiu com os restantes jovens para apanhar um helicóptero na base aérea, com o qual foram levados para um lugar que identifica como “matas da Gorongosa”. Nove elementos com fardamento das FADM controlavam “os nossos movimentos”..." Onde fica a base aérea? Está sob que controlo? Me parece que este é um acto das FADM e nao da RENAMO nem MDM, mas vamos esperar pelos resultados das investigações se nao forem forjados. Mas pelo menos existem provas de que o recutamento existiu, nao foi BOATO!


Preste atenção num detalhe: o jovem do depoemento aqui, diz ter sido levado de elecopitero na base aeria, e mesmo assim ainda acha que que nenhum lider governamental sabe disso?


Este exercito é controlado pelos órgãos de poder que encetaram uma guerra, contra a vontade de todos. Com tanto aonde se preocuparem, crimes, raptos, corrupção, saúde, violência, deixaram tudo isso para trás e foram arranjar mais um problema. Não existe infiltrados! Este exercito é da Frelimo e não do Povo! E é por isso que o povo foge e desertam das suas fileiras! Não vejo aonde existe lugar para dúvidas! Este governo, já deu mostra do que é capaz a vitimar inocentes durante as eleições, e o camarada ainda tem duvidas? Deixem o povo em paz! Deixem os jovens em paz!

·         José Monteiro · PA na empresa Governo

Garanto vos que se constituí verdade como parece, os elementos envolvidos e responsáveis por esta indecencia estão fazendo o uso das fardas das FADM para encobrirem as suas verdadeiras identidades! Como parece haver infiltrados nas fileiras das FADM, então creio que estas fardas tenham alcançado destino errado, pois, o meu espírito confirma não ser verdade que este exercicio esteja sendo liderado pelo Governo e muito menos as FADM! Existe um grosso de jovens que já cumpriram com o serviço militar e que estão sem emprego, pelo que não faria sentido que o Governo leve a cabo um recrutamento obrigatório sabendo, mesmo havendo sinal de guerra declarada, ter uma reserva acima da média para responder a quaisquer insurgentes militares contra a Paz, Democracia e bem estar de todos os moçambicanos e aos outros que nele vivem! Haja Paz! Haja Democracia e! Haja Progresso na Terra que me viu a nascer!!!


sera que a renamo estara a se preparar para uma guerra?


ainda continuamos a dizer que é boato. e o mais estranho, isto acontece na...!


...isso se houver ainda tempo, espaco ou condicoes pra trai-los. Sabe, Iraque, Libia, etc, tambem pensaram assim, mas na ultima hora nao deu certo. Eh facto: "Os donos do mundo estao por ai".


vamos aceitar tudo e depois vamos trair essa gente suja e imunda por dentro e por for a.................


Se o recrutamento acontece e mais ainda atraves de meios das FADM ainda ha duvidas que isto e uma Guerra? Quem esta a recrutar a revelia dos orgaos competentes? Nao se esta a formar um exercito paralelo (o terceiro ja que temos dois RENAMO E FRELIMO)? Onde esta o estado e governo para parar com essas coisas todas?

·         Rodrigues Fazenda · Comentador principal · Maputo

Gostaria de saber uma coisa. A base aérea na pertence ao estado moçambicano e as FADM? Se o jovem apanhou helicóptero na base aérea, o que dizem as autoridades militaes deste país incluíndo o comandante em chefe (Mr. Guebuza)?

·         Azil Ureca Zamudine · CEP-UPBEIRA

para aqueles que tentaram ridicularizar os beirenses, o que pode-nos dizer? Chamaram-nos de boateiros. usaram algumas teorias, metodologias acadêmicas de merdas para nos ridicularizar. apareçam desmentir a informação com as grandes sabedorias que trazem nas vossas cabeças.

·         Eduardo Domingos · Comentador principal · UEM

Perguntemos ao candidato a president da republica que comprou meios aereos para fazer barbaridades aos filhos dos outros? Vai recrutar em moeda sua terra. Se este cara faz isso enquanto simples ministro e se chegar a PR o que fara conosco? respondam me compatriotas. Esse gajo gajo e u tirano, Chamou mercenarios coeranos e chineses para virem fazer essa merda com nossos irmaos? Este gajo devia ser alvo military da rename.

·         Liga Da Juventude Mdm · Comentador principal · Maputo (província)

Que recrutem os filhos dos dirigentes da Frelimo que estao a provacar esta Guerra. Deixem os jovens em paz e em liberdade. Como temos dito, alguem deve pagar por isto.

Sem comentários:

Enviar um comentário